Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Ô vontade de mar!!! Basta um final de semana de surfe para não sair mais da sua cabeça. Um dos melhores vícios que acabei adquirindo nessa vida. 😂 #habitossaudaveis #sejagrato #praia #mar #sejasuamelhorversao #sejafoda #saudeemocional #beach #gratidão #travel #fitlife
  • Sextas são boas para curtir, mas são excelentes para refletir. E aí o que aprendeu essa semana? O que foi bom? O que vai fazer diferente? Não deixe passar a oportunidade de ao menos 5min de reflexão e, se puder, escreva sobre isso. 👊😉#habitossaudaveis #gratidão #sejafoda #sejagrato #viagem #pordosol #atacama #bemestar #travelblogger #saudeemocional #reflexão
  • #tbt desse lugar lindo e desse dia que fiz um novo amigo. 🦜#vidasaudavel #gratidão #habitossaudaveis #bemestar #praia #viagembrasil #bahia #arraialdajuda

Me siga!

Curta no facebook

Autoconhecimento

Transforme suas metas de 2016 em hábitos, dedicando 66 dias

metas ano novo

Passada quase uma semana, você continua firme com suas metas de ano novo? Entre dietas e promessas, parar ou adquirir determinados hábitos sempre estão presentes na famigerada lista de metas para o ano que se inicia. Neste período, as promessas se acumulam:”queria fazer mais exercícios”,” queria parar de fumar”, “queria estudar mais inglês”, etc.

Feitas as promessas e passada a empolgação, este é o momento em que muitas pessoas começam a viver as primeiras dificuldades nos novos comportamentos. Já não está tão fácil escolher o brócolis no almoço, a preguiça já aperta na hora de ir para academia e o Inglês está mais para Mandarim. Em pouco tempo as resoluções são esquecidas e a vida volta a normalidade dos últimos meses do ano anterior. Não restando nenhuma mudança desejada, nenhum avanço significativo. Isto soa familiar? Espero que não.

A formação de hábitos em 21 dias

Muitas publicações afirmam que é preciso pelo menos 21 dias seguidos fazendo o novo comportamento para a criação de um novo hábito. Atingindo esta “corrente” de 21 dias a mudança se tornaria algo natural para você. Mas, na realidade, esta afirmação é bastante controversa. Infelizmente, é um pouco mais difícil. Mas, calma, não desanime. Esta citação foi cunhada muitos anos atrás para descrever a adaptação do corpo a uma mudança relacionada à cirurgia plástica. Com o tempo passou-se a utilizar em um novo contexto, que não necessariamente reflete a realidade da criação de novos hábitos.

Uma nova meta 

Contudo, pesquisas mais recentes (Lally, van Jaarsveld, Potts, & Wardle, 2010) mostraram um novo número mas factível com a adoção de novos hábitos. Após testes com diversas pessoas, foi constatado que um número médio de dias para a formação de um hábito foi de 66 dias, variando um pouco entre as pessoas.

Dito isto, se você começou um novo hábito neste 1º de janeiro não desanime, tente levá-lo pelo menos até 6 de março, isto somaria 66 dias e provavelmente antes desta data o novo comportamento já se tornará natural para você. Mas, não vale pular dias, certo?

Importante ressaltar que a formação do hábito está associado a uma rotina de gatilhos e recompensas e “fazer acontecer” a mudança exigirá bastante de você. Como tarefa de início de ano recomendo a leitura do livro: “O poder do hábito”.

 

E para acompanhar seu progresso no novo hábito existem diversos aplicativos que podem lhe ajudar. Abaixo seguem algumas recomendações:

metas de 2016

 

  • Habit Streak ( iOS e Android)

Até a próxima e que seja um ano que você conquiste seus objetivos e viva muito bem.

Melhores hábitos!


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.