Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Autoconhecimento

Se você quer ter sucesso não conte suas metas a ninguém

ter sucesso

Falar é  fácil, quero ver fazer!

Você provavelmente já ouviu a frase acima, mas saiba que tem muito mais aí escondido.  Esta frase, ao meu ver, até poderia ser um pouquinho diferente, algo como: falar é fácil e torna tudo mais difícil. Este simples entendimento mudou minha forma de encarar meus objetivos e conquistar muito mais. Veja o que eu aprendi.

“Este ano eu vou fazer aquele curso! Este ano eu mudo minha carreira! Este ano eu…” Apresentamos o novo projeto de vida como se tivéssemos num palco mostrando as novidades de um novo iPhone: desta vez, o melhor de todos os tempos. Mas, de fato, nada é lançado. O que era um novo e revolucionário projeto de vida ficou na gaveta, se é que entrou lá.

Você se lembra de quão gratificante é contar aos amigos estes planos e falar sobre como você vai ter sucesso neles? A sensação é que chegamos muito mais próximo destas conquistas, não é? Mas o melhor mesmo é ficar quietinho. O fato é que, além de não gerar ação nenhuma, falar de um objetivo traz a falsa sensação de já se ter feito algo naquela direção. 

Por que não  deveríamos falar para ter sucesso

Um estudo conduzido pela Universidade de Nova York relacionou a menção a uma meta como um falso senso de conquista, tornando mais provável que não consiga atingi-la.  Derek Sivers em sua palestra no TED sobre o tema, relata evidências encontradas desde 1922 sobre o bla-bla-bla de objetivos,  chamando o fenômeno de “realidade social” e demonstrando-se a ilusão causada por ela.  Ao externar nossos objetivos e planos por aí e recebermos certo reconhecimento, mandamos um forte recado ao cérebro de que já avançamos algo, de que fizemos algo. Logo, falar e fazer se tornam mais próximos. E uma vez que já tem a sensação de certa realização, você naturalmente desacelera, só  resta depois aquela frustração de não sair do lugar.

Além disto, não falar a ninguém e ficar com toda aquela fantástica ideia na ponta da língua pode ser um estímulo a mais para você por seu plano em prática e só dar nos dentes na hora certa: após ter realmente feito. Missão dada é missão cumprida.  Missão falada é outra história.

O lado bom de expor seus planos

Pode ser uma contradição mas contar com  a ajuda de amigos e familiares para dar alguns “pitacos” no seu plano pode, por outro lado, ajudar a calibrar melhor a rota. Com mais informação  de alguém que já viveu as dores e desafios do seu novo plano fica muito mais fácil se guiar. Mas, cuidado, este caminho segue perigoso, causando a mesma ilusão de conquista antes de fazer.

Equilibrando o falar e fazer

Como vimos, expor nossos planos e projetos aos ares por aí  pode prejudicar o potencial de realização, gerando uma certa ilusão de conquista, mas obter repertório e conselhos pode ser bastante útil. O ideal é  pegar o melhor dos dois mundos em uma solução equilibrada de (1)motivação para seguir  em frente e (2) informação  pra facilitar este caminho.

Tente falar com os amigos a respeito do tema que você planeja executar, mas não assuma o compromisso na frente de ninguém. Não é  tão complicado pedir opinião sobre algo sem que manifeste ao outro um projeto ou plano pessoal, basta falar sobre o tema de uma forma ampla e perguntar sobre a experiência do amigo. A questão  é  segurar a ansiedade e só contar quando realmente tiver realizado, aumentando assim suas chances de sucesso.

Sabe está ideia que você quer por em prática nos próximos meses ? Não conta pra ninguém.


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.