Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

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  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

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Saúde

Como manter uma rotina de exercícios e largar o sedentarismo de vez

rotina exercicio e sedentarismo

O #projetoverao já começa tomar as timelines, antecipando uma estação que está por vir. Às vezes, um tanto em cima do hora – digo,  da estação- mas a esperança de alguma evolução no sedentarismo continua. Acredito de deveríamos ouvir mais o Ariano Suassuna, “bom mesmo é ser um realista esperançoso”. O projeto verão aparece como a última chance para você voltar aos treinos ainda este ano,  como a Black Friday da boa forma, aquele momento único de você reencontrar o sujeito fitness que está em você.

Mas talvez por ser um projeto, que como sabemos ter início-meio-fim, ele dura pouco, se perde em maus hábitos, não resiste às tentações, à preguiça e acaba em #fail. Lá está o sedentarismo novamente ocupando o sofá da sala.  Além disto, é preciso considerar a energia dos músculos da força de vontade quando já não é verão, atrofiando rapidamente quando a questão é mais saúde e menos silhuetas.

É fácil falar dos fracassos do projeto verão, mas ele é muito mais presente do que você imagina. Aquele projeto de voltar à academia ( #projetotanquinho), de emagrecer em 7 dias (#projetosarada), de correr uma vez por semana no parque ( #projeto5k) e ainda tem aqueles em contagem de dias: #projeto30dias, #projeto90dias, etc. Todos pecam da mesma forma quando se trata de mudanças duradouras: dependem quase que exclusivamente da força de vontade e são tratados com um término em mente.

Focar em projetos como estes vão exigir o máximo da sua força de vontade aplicada a ele, mas esta força por si só tende a diminuir com o tempo, vai falhar e falhar até o momento da desistência- independente da estação, culminando na volta do sedentarismo.  A maior chance de voltar aos exercícios e à dieta é criando hábitos fortes, incorporando estes comportamentos na sua rotina e repetindo-os incansavelmente, como alguns blogueiros costumam dizer: um #projetovidainteira, ou como já deve ter ouvido por aí: “adotando um estilo de vida saudável”.

Inspire-se

sedentarismo

Procure ler sobre pessoas que estão seguindo a rotina que você acha interessante para sua vida. Construa o máximo de repertório para encontrar os melhores caminhos.
Google it!
Invista algum tempo lendo e conversando com amigos, há muito a se descobrir. Há diversos grupos de corrida, ciclismo e até surf por aí. Pesquise no Facebook, fale com seus amigos, não vai ser difícil encontrar algo novo para experimentar.

 

Experimente

sedentarismo

– Encontre um esporte e ambiente que goste 

É preciso testar, sem medo de errar. Todo teste é um aprendizado. Você vai acabar encontrando algum esporte que ame e sinta prazer praticando. Não se limitar às recomendações mais simples como “comece a ir na academia” ou “comece a fazer caminhadas” pode abrir o horizonte para novas paixões e uma vida mais saudável. Além disto, procure por locais que te façam sentir-se à vontade, se não gosta do ambiente da academia, tente um treino ao livre.

 

– Aproxime-se de pessoas que praticam este estilo de vida 

A conexão com as pessoas pode ajudar na construção de hábitos. Você pode não gostar tanto ainda de determinada atividade, mas vai para conversar um pouco e rever os amigos, por exemplo. Eu mesmo conheço pessoas que não são tão fãs do futebol de sábado, mas se esforçam para estar lá e se divertir um pouco com os amigos.
Um amigo que já pratica certa atividade vai te inspirar a seguir com frequência ( e fazer ainda mais amigos). Uma vez que despertar a paixão pela atividade, você voa sozinho.

 

– Crie Hábitos

 atividade física

– faça um plano e comece devagar 

Começar pelo plano e com metas realistas vai ajudar a ter um guia que faça sentido seguir e ser mais forte, em termos motivacionais, do que os projetos de Instagram. Projete até onde você quer chegar e crie a rotina que você acha ideal. Não vale exagerar, lembre-se que é uma mudança para a vida toda e logo precisa ser construída aos poucos. Não se cobre demais.

 

– defina os gatilhos e faça um plano 

Todo hábito começa com um gatilho, você deve ter diversos deles no seu dia a dia. É interessante utilizar os gatilhos existentes, por exemplo, quando chega em casa o que você faz? Cai no sofá? O gatilho de chegar em casa pode ser a referência para começar o plano. Troque, por exemplo, o cair no sofá por já colocar a roupa de treino.  Após o jantar, será muito mais fácil você sair para seu exercício diário.

 

– prepare o ambiente

O ambiente é muito mais importante do que imaginamos, deixar as coisas fáceis de encontrar e com poucas decisões a fazer, estimulam e facilitam a construção do hábito. Fiz um texto falando sobre fadiga de decisão e sua influência em nossa energia. Baixa energia é receita ficar na zona de conforto e não construir novos comportamentos.
Prepare sua rotina com antecedência, arrume a roupa, defina os horários, agende com os amigos. Facilite para não ter que depender da força de vontade todo dia.

 

– mensure seu sucesso 

Saber sua evolução também tem um papel importante. Em dois sentidos você deve buscar formas de trackear seu desempenho: primeiro, você consegue corrigir mais facilmente o que esta dando errado. Segundo, ajuda na motivação e força de vontade sentir que seus esforços estão sendo recompensados.  Quando você diz a você mesmo “bom trabalho!” esta ação faz com o cérebro crie uma forte conexão entre esta recompensa e o comportamento que te levou a ela.
Há muitos aplicativos que podem ser parceiros neste modelo. Eu utilizo o Rewire para mensurar meus hábitos diários. Mas, confesso que os apps podem ficar esquecidos com o passar do tempo, então fiz este modelo em pdf para você imprimir e colar em algum lugar BEM VISÍVEL em sua rotina, somente vai precisar de uma caneta colorida para usar. Só fazer o download abaixo e me contar depois se deu certo, ok?
habitos
Link para baixar o PDF

 

– Comemore as conquistas

Quando atingir alguma meta, comemore. Fiz um texto sobre a importância de celebrar as pequenas conquistas aqui.

Terminar o que começa é  daquelas qualidades que sempre desejamos possuir. Da aula de natação à dieta, seguir em frente um plano ou projeto é custoso e nem sempre acaba bem.  Mas, por mais maluco que parece, buscar atingir uma mudança que não termina em uma data específica gera maior chance de sucesso. O segredo está na forma com que se encara a mudança. Construindo hábitos você encara a possibilidade de falhar e recomeçar como algo normal, aprendendo o que melhor funciona e sem a pressão do prazo. Afinal, vai ser pra vida toda.

 

Quando cair na armadilha de “adotar” um novo projeto saudável, não precisa fugir dele, mas use esta força de vontade para construir algo que dure, quem sabe, além do verão.
Até a próxima!


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