Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Produtividade e Tempo

Princípio 80-20: como ser mais produtivo focando no importante

80-20 principio

Um muito comum termos dificuldade em descobrir a importância de todas as coisas que se tem para fazer, priorizando-as conforme merecimento. Dá para saber, é verdade, se algo é muito importante ou não, qualquer dor de dente é capaz de provar que merece mais atenção do que aquele exame periódico. Mas quando aparecem duas, três, quatorze coisas ao mesmo tempo ( não dores de dente, espero) o cérebro logo pede arrego da tarefa. Passo! Diz, sem demonstrar muita culpa.  Então você, pensando em poupar os coitados dos neurônios, sai fazendo o que lhe aparece à frente. Às vezes, dá certo. Mas, só às vezes mesmo.
“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida. ” Platão

 

Pode ser que o seu importante não era tão importante assim e você acaba ficando sem tempo por focar nas coisas erradas. Pode calhar também que, buscando o perfeccionismo, você tenta fazer tudo e acaba por fazer nada bem, principalmente o que era importante. A missão pode não ser tão simples, mas entender a relação entre as tarefas que se tem  e a importância delas pode lhe mostrar caminhos surpreendentes para aumentar sua produtividade.

 

principio-pareto

Segundo o princípio 80/20, baseado em um estudo de Vilfredo Pareto sobre riqueza, em muitas ocasiões apenas 20% de recursos ou itens podem representar até 80% dos resultados. Por exemplo, 20% dos produtos de uma loja podem representar 80% do que ela ganha de lucro, restando aos outros 80% dos demais produtos apenas 20% do lucro. Ou, 80% das falhas de um sistema podem vir de 20% do código, restando ao outro grupo maior de código a menor relação de falhas. Estas dados foram estudados em diversos cenários econômicos e empresariais, tanto na distribuição de riquezas quanto no controle de qualidade de erros em produtos. Mas, além disto, é presença certa em nosso dia a dia. Aquele sucesso do carnaval, por exemplo, provavelmente faz parte das 20% de músicas que tocam 80% das vezes por aí (Chris Anderson estudou o fenômeno na indústria fonográfica em seu livro A Cauda Longa). Navegando ainda mais profundo em  sua rotina produtiva, já pensou em como seria o 80/20 do seu tempo? Avaliar o que é importante – e traz mais resultado – pode te ajudar a mirar o raio laser do foco no lugar certo e, assim, ser muito mais produtivo.

 

Como colocar o 80-20 em prática 

80 20

Utilizar o método no dia a dia vai te ajudar a focar melhor, investindo sua energia no que traz mais resultado. Por “mais resultado”, entende-se que são seus objetivos. Sendo assim, se seu objetivo é ganhar uma promoção, limpar sua casa ou educar seu filho, sempre vale a questão: quais são as tarefas que trazem mais resultado? Há três situações muito comuns onde a técnica 80-20 pode ser útil: ajudar a ter foco no lugar certo, saber desapegar do que não importa tanto e segurar o perfeccionismo na hora errada.

 

1. Entender o que rende mais

O primeiro passo desta caminhada é entender o que traz mais impacto para seus objetivos. Pense nos resultados de cada tarefa, uma a uma. Assim vai ficar fácil compará-las e saber priorizar com qualidade.

 

2. Desapegar do que não importa tanto

Uma vez  identificado tarefas e ações que estão no grupo menos importante, você tem duas escolhas. A primeira delas é reduzir drasticamente a energia investida nestas tarefas e a segunda, mais radical, é desapegar. Desapega!

Desapegar significa ter mais liberdade para focar no que mais importa. Para os casos que você julga estar indo em direção ao perfeccionismo, ficando horas e horas pensando nos detalhes que muitas vezes não serão percebidos, pense no 80-20.

 

3. Questionar o perfeccionismo

Ao fazer o planejamento de suas tarefas ou de um projeto, você pode recorrer à técnica também. Quantos produtos temos em casa que exageram em suas funções, por exemplo, com botões que nunca usamos ou sequer estaríamos dispostos a pagar mais para tê-los ali plantados em um controle remoto? Cada um destes botões certamente teve um custo e foi despendido energia da empresa que os criou.  É interessante refletir sobre isto e nos questionarmos se não estamos planejando botões demais em nossas atividades.  Lembrando que a questão não é simplificar tudo sempre, afinal às vezes ter muitos botões é importante,  a questão é simplificar tudo sempre que for preciso.

Método  melhores hábitos 80-20

Para facilitar a avaliação e o entendimento da técnica, sugiro utilizar um pequeno framework que criei abaixo. Com ele e alguns minutinhos do seu dia, você será capaz de avaliar dentro de um objetivo: quais ações estão nas 20% que atingem 80% do objetivo e, no quadrante debaixo, apontar as 80% de ações que atingem só 20% do objetivo. Experimente e comente o que achou!

80-20 framework

Link para Download do PDF para impressão.

Avaliar a importância das atividades é fundamental para desenvolver uma vida mais produtiva, com foco sempre na coisa certa, e também pode ser um grande aliado na simplificação das decisões do dia a dia.  Se ainda não se decidiu em usar a técnica para melhorar sua produtividade, pode acreditar, esta deve estar nas 20% que geram os maiores resultados.

Até a próxima e Melhores Hábitos.


Comentários

comments

Tags

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.