Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar
  • Fim de semana incrível, natureza, surf, cachoeira e os brothers.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Bora treinar!  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Autoconhecimento Coisas e bens Trabalho

Por que você deveria comemorar até as pequenas conquistas

comemorar conquistas
Comemorar alguma conquista, principalmente aquelas pequeninas do dia a dia, não é um comportamento comum entre nós. Mas este simples hábito tem impacto importante na confiança e criação de bons comportamentos.

Comemorar alguma conquista, principalmente aquelas pequeninas do dia a dia, não é muito comum entre nós. Mas este simples hábito tem impacto importante na confiança e criação de bons comportamentos.
É natural que ao receber algum prêmio ou conseguir comprar aquilo que demorou tanto tempo e suor a gente vibre como um gol de fim de campeonato. Mas, no geral, principalmente nas conquistas de “menor importância”, a comemoração se vai desapercebida pelos calendários.
Motivos que as pessoas têm para não comemorar
⦁ Não cai muito bem na minha personalidade, acho desconfortável celebrar por qualquer coisa sem importância;
⦁ Eu sempre esqueço de celebrar;
⦁ Acho que estas conquistas pequenas nem precisam ser celebradas, só fer algo muito grande mesmo;
⦁ Eu já estou de olho na próxima tarefa-coisa-conquista-desejo e não vou gastar tempo comemorando.

 

Você tem motivos comemorar

Mesmo que seja algo pequeno, de alguns segundos, a celebração pode trazer muitos benefícios para sua vida. Este pequeno hábito tem poder incrível de mudar seu comportamento no médio-longo prazo.
Ao celebrar, você reforça um comportamento desejado. Isto esta bastante associado a construção de hábitos e a teoria do Poder do Hábito escrito por Charles Duhigg, onde a recompensa é o fator principal para solidificar um certo comportamento. Quando você diz a você mesmo “bom trabalho!” esta ação faz com o cérebro crie uma forte conexão entre esta recompensa e o comportamento que te levou a ela. Exemplo: você consegue pular as comidas hipercalóricas em uma refeição e, como era o seu objetivo, após o almoço você celebra esta atitude. Calma, não precisa sair pulando distribuindo vigoroso socos ao ar pelas ruas. Um simples, “você mandou bem!” já está de bom tamanho.
Além disto, este comportamento vai lhe trazer mais confiança. Quanto mais você conquista, realizando tarefas, mudando comportamentos, mais forte você se sente a “adotar” novos desafios. Comemorando você reforça em sua mente quanta coisa você é capaz de realizar e aumenta sua confiança sobre suas capacidades. Parece bastante indireto e simples demais, mas nós conquistamos tantas pequenas coisas que nem sequer lembramos e acabamos por não dizer a nós mesmos o quanto fomos capazes.
Abaixo, listei algumas dicas úteis para você começar a celebrar mais todas estas incríveis coisas que você anda fazendo:

 

Comece devagar, um pouquinho todo dia

Mesmo alguns segundos já são suficientes, não é preciso muito esforço. Pense nas conquistas do dia e comemore-as.

 

Definia conquistas pequenas, assim como as grandes

Quebre suas metas em pequenas conquistas, assim fica mais fácil de controlar e também de comemorar quando se é bem sucedido. Exemplo: você quer parar de comer tanto açúcar após as refeições, coloque como meta inicialmente apenas os almoços da semana.

 

Ache sua celebração natural

comemorar
Imagine marcando um gol, imagine completando uma prova de corrida ou finalizando algum projeto com sucesso e aplausos. Qual seria sua comemoração? Você deve ter muitas formas naturais que já celebra suas conquistas. Pensando nelas, você consegue imaginar o que mais combina com cada conquista.

 

Escreva em um diário suas conquistas

Escrever suas conquistas em um diário reforçará tudo que fez e vai intensificar sua autoconfiança e você se verá analisando e pensando muito mais sobre seus comportamentos. Escrever um diário tem muito outros benefícios, que tal começar agora?

 

Seja compatível com a conquista

comemorar
A Comemoração deve ter o mesmo tamanho da conquista. Nada de comprar presentes caros desnecessariamente, ou comer um chocolate se sua conquista foi ficar um certo tempo sem comer. Tudo precisa estar compatível e fazer sentido, caso contrário a comemoração pode se tornar um problema.

 

Trate você com merecimento

descansar
Para celebrar grandes conquistas, tire um dia off, se presenteie, chame os amigos. Pense no que gosta. Para as pequenas conquistas, continue com foco no que gosta, mas lembrando da dica de compatibilidade. Um simples café, ou uma pausa já podem ser um presente adequado.

 

Fale com amigos sobre isso

Não tem nada de mal falar sobre suas conquistas com os amigos, somando a uma boa dose de humildade só te fará bem. Pessoas que gostam de você vão adorar ouvir e celebrar junto tudo que tem feito. Quem sabe, você até irá inspirá-los a celebrarem mais também.

 

E você, o que achou das dicas? Está pronto para começar a colocar em prática ( hoje mesmo)?

 

 


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.