Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Fim de semana incrível, natureza, surf, cachoeira e os brothers.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Bora treinar!  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Fim de semana de surf! O coisa boa!  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #surf #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Autoconhecimento Coisas e bens Trabalho

Os 3 tipos de felicidade e como permanecer feliz por mais tempo

3 tipos felicidade

A felicidade é assunto dos mais falados, enquadrada como alvo por quase toda gente e perseguida com afinco desde às 5h da manhã. É um tanto objetiva, já que é meta concreta, mas também abstrata, já que: o que é felicidade mesmo? A conquista daquela vaga no trabalho, um sonho sendo realizado,  a risada do recém nascido, a oração silenciosa, tudo vale a cada um.

 

Por milhares de anos o tema foi debatido e sugere que, de fato, a felicidade que é pra um pode não ser pra outro.  Contudo, muitas pessoas acabam limitando sua visão sobre o assunto, depositando seu significado no prazer e nas conquistas de curto prazo ou, independente disto, sequer fazendo uma boa reflexão sobre o que lhe faz feliz.

O Dr Martin Seligman, defensor da psicologia Positiva, lista pelo menos 3 tipos de felicidade que podem fazer parte de nossa vida: o prazer, a paixão e a Missão.

3-tipos-felicidade
Sem se limitar a estes modelos, ou julgar outros tipos de felicidade, acredito que ampliar o debate e conhecimento sobre os mais variados temas é um dos hábitos mais recompensadores e enriquecedores. Então, vamos falar um pouco sobre felicidade e como estas três lentes podem nos ajudar a ver nossa vida de forma diferente.

 

– Felicidade pelo Prazer

descanso

É em quantidade de tempo a felicidade mais curta, mas sem limite de intensidade. Quando nos enchemos de energia e uma ótima sensação de prazer, o deleite de uma boa paisagem, o carinho de alguém especial, a vitória nos segundos finais. Normalmente as grandes e pequenas conquistas dividem este mesmo tipo de felicidade, variando em sua intensidade. Ganhar uma camisa ou um carro, podem lhe gerar imenso prazer, mas com tempo limitado de validade. Logo, a camisa se torna do dia a dia e o carro requer chatas rotinas de manutenção. Além disto, segundo Seligman,”há atalhos para se obter uma vida de prazer, como fazer compras ou assistir tv . Levando a gratificações temporárias”.

 

– Felicidade pela Paixão

paixão felicidade

“Felicidade é fazer o que gosta”, esta frase resume bem o conceito da felicidade-paixão. São momentos mais duradouros, ligados a alguma atividade que gera prazer continuamente.  Já me deparei diversas vezes com pessoas verdadeiramente empolgadas em seus trabalhos, exalando felicidade e doando sorrisos a todos que passavam em seu caminho. Estas pessoas se sentem tão bem em suas atividades, que o happy hour é work hour e mal veem a hora de poder praticar o que mais gostam. Hobbies e esportes também fazem parte deste grupo de atividades, não é difícil encontrarmos entre nossos amigos pessoas apaixonadas por alguma atividade que lhe traz felicidade duradoura.

 

– Felicidade pela Missão

felicidade missão

Também chamado de “propósito de vida”. A felicidade que mais dura, o que mantem muita gente em seus caminhos. Normalmente são crenças e desafios que permeiam uma vida toda, onde as pessoas utilizam seus talentos e forças em serviço de algo muito maior que elas. Muitos pais tem como missão de vida, por exemplo, formar seus filhos. Muitos empreendedores buscam revolucionar seus mercados, ao ponto que muitos ativistas buscam mudar o mundo. A missão é a felicidade em doses diárias através da escolha e opção por este modo de vida.

 

Como colocar este conhecimento em prática

Felicidade, 3 tipos
Muitas pessoas acreditam que primeiro precisam ter o prazer, para depois ir atrás de suas paixões e, quem sabe, no futuro se identificar com uma missão. Este Approach pode gerar muita frustração, como já falei neste post. Um Approach partindo da felicidade de longo prazo até aos prazeres de curto prazo pode permitir uma vida de melhor qualidade.

 

Pensar na felicidade como algo de curta duração é só parte da questão. Quem sabe, aproveitar as paixões e missões que a vida tem a oferecer pode gerar muito mais felicidade no longo prazo em sua vida.

Um hábito interessante a se desenvolver é o autoconhecimento, com melhor entendimento sobre o que te faz mais feliz, pode-se aproveitar intensamente os prazeres, planejar mais tempo para suas paixões e encarar suas missões com prioridade de vida.

 

Até a próxima e melhores hábitos.


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.