Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • 5600 metros e 5 horas caminhando! De longe o maior desafio que podia ter passado. É frio, venta, tem um gás tóxico que rouba o oxigênio do ar e, com toda essa altitude, você tem dores de cabeça, alguma tontura e o coração quase sai pela boca ao caminhar. É preciso focar na respiração, caminhar devagar e acreditar que você consegue, porque seu corpo está falando o contrário. eu pensei que não ia conseguir diversas vezes, você simplesmente não controla como seu corpo reage a uma condição extrema. Inúmeras pessoas desistem por conta do mal da altitude, mas digo que vale a pena tentar de novo. Não sei descrever quanta alegria senti ao chegar lá em cima! no fim, sobrou cansaço, um tombo, uma luva rasgada e uma gratidão sem tamanho. 👊 #Atacama #desafio #inspiração #viagem #viajar #travel #youcandoit #gratidão #habitossaudaveis #zonadeconforto
  • Tá pegando fogo no frio! Incrível essa paisagem, nunca vi nada igual!#foradazonadeconforto #frio #viajarfazbem #travel #vidasaudavel #atacama #zonadeconforto #aventura #viagem
  • Eu pensava que essa estrada não existia na vida real, era só foto daquelas bem manipuladas, banhada a Photoshop e filtros maneiros. Mas, ver ao vivo não poderia ser mais mágico, seco, desértico e tão colorido quantas as imagens. Conclui que ali, naquele pedaço, o mundo já vinha photoshopado por natureza. #travel #viagem #habitossaudaveis #atacama #inspiracao #viajarfazbem #bemestar #pensepositivo #gratidao #vidasaudavel

Me siga!

Curta no facebook

Produtividade e Tempo

O procrastinador produtivo: o que eu posso antecipar agora?

procrastinador produtivo

Na semana passada publiquei um texto aqui falando sobre a procrastinação e como evitar este comportamento que prejudica intensamente a produtividade. Se você ainda não leu veja aquiContudo, o que nem todos sabem é que existe um tipo bom de procrastinação, eu chamo de: o procrastinador produtivo.

 

O procrastinador produtivo é a pessoa que subsitui tarefas sem perda de desempenho. Em um situação típica de procrastinação, ao invés de não fazer nada ou fazer algo mais agradável ele prefere antecipar uma tarefa importante que deveria fazer no futuro. Com esta substituição, pode tranquilamente procrastinar algo que não está afim de fazer no momento, sem impactar sua produtividade.  Por exemplo: você precisa limpar sua casa nesta semana e evita a tarefa ao máximo. Contudo, no lugar de limpar a casa você decide antecipar uma outra coisa que seria, por exemplo, levar o carro para a manutenção. Fazendo hoje uma tarefa que deveria fazer na próxima semana e adiando para a próxima semana a tarefa de hoje. Ambas as tarefas precisariam ser feitas, mas você decide priorizar o que seria mais fácil naquele momento, isto pode lhe trazer muitos benefícios em sua produtividade.

 

Mas, claro, esta estratégia precisa ser usada de forma moderada e seguindo alguns direcionamentos para ser bem sucedida. Abaixo, algumas dicas para você poder procrastinar da forma mais produtiva.

 

– a tarefa não pode ser urgente

Adiar algo que já é urgente, ou seja, que precisa ser feito agora, só vai aumentar a urgência desta tarefa. Lembra daquela expressão: esta é pra ontem? Fazendo desta forma você atrasa a tarefa e se prejudica. Resumo:  não adianta trocar as tarefas e se prejudicar por não fazer algo no prazo.

– não substituir uma tarefa importante por uma não tão importante

Você pode até trocar algo menos trabalhoso por outro mais “tranquilo” mas avalie se as duas tarefas são muito diferentes em importância. Isto significa que trocar uma tarefa que vai te ajudar a atingir um certo objetivo na sua vida por uma que nem impacta tanto assim pode te levar a um hábito de procrastinar ruim: deixar de fazer coisas importantes para coisas que simplesmente te agradam mais.

– focar na organização

Procrastinar com produtividade requer organização.  Afinal, é preciso ter certeza da ” troca” que você está fazendo. Isto significa estar consciente dos prazos e importância destas tarefas. Uma vez tendo esta visão fica bem simples de remanejar as tarefas na hora que quiser. Eu indico o uso de listas To Do e cronogramas para te ajudar nisto. Eu frequentemente uso o app Todoist que me ajuda muito nesta organização, principalmente na vida pessoal. Experimente, link para o app aqui.

todoist

Quando bater aquela vontade de procrastinar, evite ao máximo. Mas se não for possível, pense: como posso procrastinar de forma mais produtiva? O que eu posso antecipar agora?

Até a próxima e melhores hábitos


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.