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Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

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  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

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Mindfulness e o poder de viver mais o presente

mindfulness

Muitas vezes estamos presentes em um lugar mas com a cabeça em outro bem distante. Seja pensando no passado, em alguma coisa que aconteceu e não deveria. Seja pensando no futuro, bancando de vidente e com aquele gostinho de ansiedade sobre alguma decisão ou fato importante que tem para acontecer. A sensação de estar longe muitas vezes é apontada por nossos amigos presentes: você tava viajando, hein?

Tanto pensar no passado como viver no futuro acaba dando no mesmo resultado: você não está realmente ali. E, estar ali, é muito mais do que só escutar o que está sendo dito ou estar atento a uma explicação, estar ali é uma completa experiência de viver. Mas, como podemos viver mais o presente sem deixar a cabeça “viajar” por aí  e experimentar mais tudo que o mundo a nossa volta tem a oferecer no exato momento?

 

O conceito e prática Mindfulness ( atenção plena) traz esta discussão a tona e busca, através de algumas técnicas, te ajudar a estar cada vez mais presente no agora.  Segundo o professor de meditação James Baraz, podemos definir assim: “Mindfulness é apenas estar consciente do que está acontecendo agora mesmo sem desejar que fosse diferente; gozar o agradável sem se agarrar a ele quando for mudar ( o que acontecerá); estar com o desagradável sem temer que assim se mantenha para sempre ( o que não acontecerá).” Com algumas técnicas é possível treinar sua atenção e interromper o hábito de se perder em pensamentos sobre o futuro e passado, que acabam criando mais stress do que a vida normalmente já trará. Prestamos assim mais atenção a nosso mundo e a nós mesmos, quando coisas boas acontecem e quando coisas menos boas acontecem também.

 

Abaixo algumas dicas sobre como exercitar o Mindfulness em seu dia a dia, segundo o livro “Estou aqui agora” do “The Mindfullness Project“:

 

1. Aqui agora 

mindfulness

Repare se sua mente foge do presente, concentrando em algo que esta ocorrendo no momento como um som ou alguma sensação em seu corpo.

 

2. Não seja crítico 

Pratique atenção aos seus pensamentos e como eles estão rotulando tudo que acontece. Avalie com curiosidade, não tente mudar nada.

 

3. Paciência 

Seja paciente com cada momento, mesmo que este seja desconfortável.

 

4. Seja afável consigo mesmo

mindfulness

Trate-se com simpatia, mesmo quando encarando pensamentos e emoções dolorosos.

 

5. Mente de principiante

Mantenha-se sempre aberto a descoberta, desenvolva sua curiosidade.

 

6. Não batalhe 

Não busque no mindfulness sempre a esperança de resolver todos os problemas. Isto poderá atrapalhar a prática de realmente estar aqui agora.

 

7. Deixe ir

mindfulness

Pratique o deixar de agarrar pensamentos, ideias e sair um pouco do controle de tudo. Preste atenção em como se sente ao deixar ir.

 

8. Compromisso 

Mindfulness é uma prática que vai além da meditação e pode se tornar uma forma de viver.

 

As técnicas 

A meditação é forma mais comum utilizada para exercitar o mindfulness, seus sentidos, observações e concentração. Há diversos apps que podem te ajudar nesta missão, listei alguns abaixo:

-Zenify 
zenify
Grande variedade de técnicas e meditações

 

– Headspace (em inglês)
headspace
Meditações guiadas de forma bastante intuitiva e leva

 

Se prender ao presente e viver o agora fará você ter experiências mais memoráveis e muito menos ansiedade em relação ao que poderá ou não acontecer. Você se liberta de pensamentos preocupantes e vive suas sensações e emoções de forma mais intensa.  Desde que comecei a utilizar as técnicas tenho sido muito mais grato por todas as experiências que venho vivendo. Lidar com a “fuga” da mente é o mais complicado mas com o tempo fica mais fácil,  é engraçado como resgato minha mente frequentemente fugindo do lugar que estou.

 

Um ponto importante, utilizar estas técnicas não impendem que você seja uma pessoa planejada e construa seu futuro com antecedência. Reserve sim tempo para pensar no futuro, planejar e avaliar decisões,  mas perceba quando sua cabeça vai para longe e simplesmente usa pensamentos do futuro ou passado para fugir ( sem necessidade) do presente que você deveria viver com intensidade.  

 

Espero que aproveitem as técnicas e tentam trazer de alguma forma em sua rotina.

 

Melhores hábitos e até a próxima.


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