Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Produtividade e Tempo Trabalho

O segredo para menos stress e mais produtividade, conheça o Get Things Done

menos stress

É muito comum se pegar em meio a mil coisas para fazer e nem saber por onde começar.  O stress aparece, um sentimento de paralisia e preocupações começa a tomar conta e a gente percebe que precisa fazer alguma coisa: pra ontem! Talvez haja alguém por perto que diga: comece pelo começo, ora! Em um tom tanto brincalhão quanto aliviado por não estar ali na sua pele.  Mas, com ou sem mensagens animadoras,  o problema continua, afinal por onde eu começo e como acabo com estas preocupações ?

Essa preocupação constante e improdutiva com todas as coisas que precisamos fazer é o maior consumidor de nosso tempo e energia. -Kerry Gleeson

Não saber por onde começa, significa que também não se saiba por onde termina,  como também significa que não sabe o quanto se tem para fazer. Quantas tarefas você acha que tem para fazer neste instante?”Muita coisa” não pode ser resposta.   Some todas as áreas de sua vida, da janta à viagem de férias,  do projeto à preparação do aniversário, da reclamação à operadora até acabar de ler aquele blog de hábitos, vai, chute um número: 20 ,50, 100?

 

O escritor e consultor David Allen começa por aí, quando o assunto é auxiliar as pessoas a serem mais produtivas e sentirem menos stress por isto. Em sua metodologia GTD ( Get Things Done), ele constrói, através da organização, um passo fundamental para se livrar do stress nascido do excesso de coisas a fazer. Hoje, vou apresentar alguns conceitos sobre esta metodologia para você começar a refletir sobre isto.

 

Esta conta nunca vai zerar 

O balde de tarefas pode não estar sempre cheio, mas definitivamente vazio não estará. Você está vivendo, criando, pensando, trabalhando e mais um monte de atividades que vão requerer tarefas. No momento que você percebe que esta é sua rotina e dificilmente mudará não precisa se sentir um maluco quando se vê entre tanta coisa para fazer.

 

 

A importância de captar tudo 

novo hábito

O ato de colocar no papel tudo que se tem para fazer já dá de cara uma sensação de alívio, se você já fez uma listinha sabe do que eu estou falando. Segundo Allen, qualquer coisa que você considere inacabada deve ser capturada por um sistema confiável fora de sua mente. A ideia aqui é tentar captar tudo que se tem para fazer, incluindo em uma lista onde seja possível organizar  e priorizar com total clareza.

 

 

A hora de organizar

Agora é importante pensar um pouco sobre cada uma das tarefas. Se você puder delegar ela, delegue (1). Se você só tiver que fazer daqui alguns dias, anote no seu calendário (2) e esqueça ela por enquanto. Se não tem nenhuma ação a fazer, delete (3), esqueça. Mas se é uma tarefa que precise realmente fazer (4), ainda é preciso definir com base em mais uma “regrinha”.

 

 

A hora de agir e a regra dos 2 minutos

agir

Allen ensina uma regra bastante prática em seu método GTD: a regra dos dois minutos. É bem simples, se há alguma coisa que você precisa fazer e sabe que levaria até 2 minutos para concluí-la, faça-a agora. Nunca adie estas tarefas, você vai se livrar de muitas coisas na hora ( sem precisar revê-la mais tarde) e ainda vai criar um hábito de alta produtividade. Quando você sente que está concluindo muitas tarefas em determinado momento, naturalmente se sente mais motivado a continuar neste ritmo.

 

 

Tarefas do dia e a  necessidade da revisão frequente 

As tarefas que você classificou como não sendo possível delegar, deletar ou adiar e que, além disto,  demoram mais do que 2 minutos serão os seus alvos para o dia. Entenda que este filtro inicial deixará pendente somente o que você REALMENTE precisa fazer no momento. Sobraram, de fato, as coisas importantes e necessárias de sua atuação.  Mas, para manter a visão clara sobre estas pendências será preciso contar com um sistema de lembrança eficiente. Afinal, cada dia terá novas e antigas pendências. Será preciso ter uma visão semanal, mensal e até anual de tudo isto. Use sua lista e cronograma para organizar as tarefas do seu dia e mantenha o hábito de revisar diariamente, semanalmente e mensalmente. Pode parecer chato, mas com o tempo você vai se sentir mais confiante ao recorrer a suas listas e certamente valerá a pena o esforço.

 

 

Menos stress e mais produtividade

Este é apenas um simples resumo de tudo que a técnica pode lhe ajudar, recomendo fortemente que leia o livro GTD. Mas, acredito que com estas técnicas acima você já poderá se beneficiar e aprender hábitos importantíssimos para sua organização, produtividade e se liberar de vez deste stress.

Abaixo, recomendo duas ferramentas para você inciar na captação das suas tarefas.

 

Evernote

 

evernote

Ferramenta simples de inclusão de listas, páginas web, fotos, etc. É realmente fácil de criar cadernos e notas para todas as áreas e tarefas da sua vida.

IOS e Android

 

 

Todoist

 

todoist

Uma aplicação focada na listas de tarefas. Fácil de usar e onde eu recomendo começar.

IOS e Android

 

Dar o primeiro passo pode ser um salto. Comece agora e me diga como foi sua experiência. E, calma, não exagere, começar devagar é fundamental para um hábito se formar e grudar de jeito em sua rotina.

 

Até a próxima e melhores hábitos


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.