Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar
  • Fim de semana incrível, natureza, surf, cachoeira e os brothers.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Bora treinar!  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Hobbies Produtividade e Tempo

Melhorar 10% ou 10x? Pense nisto antes de fazer e seja mais produtivo

melhores decisões

O que aconteceria se você decidisse suas principais ações através de uma simples escolha: fazer 10% ou 10 vezes melhor?

Considerando que buscamos melhorar a cada dia em diversas áreas da vida e tomamos decisões neste sentido a todo momento, perguntar-se aonde você vai chegar com cada uma delas tem um poder inquestionável. Você decide com mais qualidade, adéqua suas expectativas desde o começo e se dá a chance de buscar os melhores resultados.

O quanto melhorar em cada momento?

Quando você observa suas tarefas e objetivos com estas duas lentes (10% e 10 vezes melhor) você valida qual impacto delas na sua vida – ou projeto – e fica mais claro se vale a pena seguir em frente.

Melhorar 10% em algo é buscar por uma rápida evolução,  aplicando tempo e energia de forma moderada. Já melhorar 10 vezes é outra história, é preciso pensar diferente, inovar para colher resultados mais impactantes. Por exemplo, você precisa corrigir sua alimentação, 10% melhor seria evitar fast-food e refrigerantes nesta semana, 10x melhor seria ir a um nutricionista e começar  uma alimentação recomendada para sua rotina e perfil. A energia e o tempo para buscar um nutricionista será, sem dúvida, maior do que pular a pizza de sexta, mas o resultado será proporcional.

Perceba que escolher fazer tudo 10 vezes melhor pode ser ambicioso demais,  tornando difícil cumprir todas as metas ao mesmo tempo, mas também fazer apenas 10% melhor pode ser ambicioso de menos, trazendo uma evolução em passos curtos e frustração por não ter ido tão longe quanto se esperava.

Por que pensar antes de fazer?

A maior parte das vezes não avaliamos o impacto das nossas ações, mas esperamos pelos resultados mais expressivos. Este comportamento resulta em frustração, que podia ser muito bem evitada. Sabendo de antemão os resultados que se espera ( 10% ou 10x), você tem melhores condições para decidir.

Isto serve para a vida pessoal ou para o mundo de negócios. Quando você está lidando com expectativas dentro de um grupo, seja a família ou seu equipe de trabalho, alinhar se você quer 10% ou 10x melhor pode equalizar as expectativas das pessoas e assim vocês podem decidir juntos com mais qualidade.

O grande benefício de usar esta técnica é  definir o approach que você vai ter aos problemas: vou melhorar o que está aí ou vou revolucionar este negócio? (!) É  com você, não tem certo ou errado. Muitas vezes precisamos seguir com as melhorias eficientes, outras vezes precisamos ser mais radicais. Ao analisar suas ações utilizando esta técnica vai ficar mais claro quando está se esperando muito de algo que não tem lá tanto potencial ou, pelo contrário, percebendo que se está apostando fichas de menos em uma ideia que tem um potencial incrível. Use esta pergunta para si sempre que for possível e mude a forma com que você encara e realiza suas tarefas e desafios.

Quando pintar algo durante o dia pra fazer e você precisar decidir sobre ele, se pergunte: 10% ou 10x melhor?

Até a próxima e melhores hábitos!


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.