Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Fim de semana incrível, natureza, surf, cachoeira e os brothers.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Bora treinar!  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Fim de semana de surf! O coisa boa!  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #surf #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Coisas e bens Hobbies

Hábito de leitura: Vale a pena ter um Kindle?

ler mais livros kindle

Livros eletrônicos, como o Kindle, realmente podem mudar os hábitos de leitura, mudou o meu, e o segredo está na usabilidade.

A usabilidade é a forma com a qual utilizamos os objetos que nos entregam alguma utilidade, ou serviço. Por exemplo, uma porta serve para acessar um outro ambiente ( utilidade) e ao puxar a maçaneta (usabilidade) conseguimos sair ou entrar. Um livro não é diferente. Ele é o meio para termos acesso aos conteúdos que queremos ler. Então, a usabilidade do livro é sim muito importante para o hábito da leitura. Quantas vezes você já não reclamou do peso nas mochilas? Ou da luminosidade de uma tablet que cansa a visão ao ler por muito tempo? Ambas situações, peso demais, luz demais, formam a usabilidade do objeto.

Portabilidade: leve centenas de livros com você

A usabilidade de um livro tradicional, para mim, traz alguns reflexos negativos. Primeiro, fica muito pesado, dependendo do exemplar, de se carregar o dia todo consigo. Se você estiver lendo 2 livros ao mesmo tempo então, cuidado com os ombros e costas. Os livros eletrônicos quase não pesam, sendo extremamente portáteis. Com o Kindle, por exemplo, é possível carregar centenas de exemplares sem qualquer prejuízo nas vértebras ou paredes. Além disso, eu vez ou outra gosto de relembrar algum trecho de um livro lido, precisando então buscar em minha estante, e acontece, como é de se esperar, que nem sempre estou próximo dela. Com o livro eletrônico, além de ser fácil carregá-lo, também se pode ter acesso às obras pelo computador ou celular.

Um outro ponto é a ergonomia. Ler sentado em uma poltrona nem sempre é uma realidade durante o dia, ler em um ônibus ou em um cadeira qualquer por aí já se mostra um novo desafio. Com um livro pesado e grande em mãos, certamente vai ser um motivo impactante na hora de decidir iniciar a leitura ou mesmo continuá-la por mais algumas páginas. Ou seja, estes detalhes podem de fato impactar no hábito da leitura.

Iluminação

Um dos meus medos, que era a dificuldade de ler com uma tela brilhante,  realmente não se mostrou um problema. A tela do Kindle traz a experiência muito similar a um livro comum, muita definição e sem aquela luminosidade que cansa as vistas das tablets e smartphones. Além disto, há um benefício neste quesito, com o Kindle e outros livros eletrônicos pode-se ler sem nenhuma luz de apoio, é abajur-free. Se você dorme ao lado de alguém, nem precisa se preocupar com a luz irritando a outra pessoa.

Resumos e Estudos

Esta funcionalidade realmente me surpreendeu. Eu que sempre fui de ficar rabiscando livros, colando post its e marcando textos por todo lados me deparei com o sistema de destaques do Kindle. É muito mais fácil sublinhar e destacar os trechos que gosto de reler ou reviver de uma obra, sem precisar de canetas a mão ou precisar sair da leitura pra abrir uma mala ou procurá-las. Uma mão na roda também para fazer resumos e estudar algum assunto. Salvo todas os trechos preferidos dos meus livros lidos no Evernote, permitindo total acesso a eles, em qualquer lugar. Isto me ajuda a memorizar os assuntos que me interessam das obras que leio, falei sobre este processo de memorização neste post aqui.

Bateria

O único lado negativo é a bateria, mas fique tranquilo, por ser um material sem cores, dura o suficiente para algumas semanas. Em quase um ano utilizando, somente uma vez, e por pura preguiça de carregar por semanas, fiquei sem bateria. Como já precisamos carregar smartphones diariamente, uma carga a cada uma ou duas semanas no kindle não se mostra nenhum problema.


Resumindo, ler um livro tradicional é ainda preferência para muitas pessoas mas, para mim, com exceção de livros de fotografia e artes, ou aqueles que as imagens são realmente  importantes, aposto nos livros eletrônicos para fortalecer o hábito de leitura. Então, se você quer dar um up na leitura, pelo menos experimente e veja se a usabilidade vai fazer a diferença.

Até a próxima e Melhores Hábitos.


Comentários

comments

Tags

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.