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Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

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6 benefícios da gratidão que você não sabia e como ela pode mudar sua vida

gratidao

Quando foi a última vez que você parou para pensar sobre as coisas pelas quais  é grato ?

Começo por expressar minha gratidão por sua presença aqui, obrigado amigo leitor. É  preciso dar o exemplo, afinal expressar gratidão,  ou sequer pensar sobre ela, não é  lá dos hábitos  que mais exercitamos no dia dia. Eu venho trabalhando neste comportamento há mais de um ano e se tem uma coisa que aprendi é que nunca imaginei o quão grato era por tudo que vivia. Até tinha meus momentos de gratidão mais exacerbada, tinha natal, resoluções de ano novo, aniversários, aqueles momentos que paramos para avaliar nossas vidas e agradecer. Mas parar para fazer isto 5 dias no ano é como fazer dietas só nas segundas, do verão.

A gratidão faz bem e não deveria ser economizada, mesmo em época de crises diversas. É uma das poucas coisas que podemos exagerar um pouquinho sem fazer mal. Leitor, vai tranquilo que amanhã você  não vai precisar  de engove, repouso ou dieta  especial.

Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão. Jean de La bruyeret

Gratidão é  observar os acontecimentos de sua vida como se estivesse observando de longe, analisando o que passou e colhendo tudo que veio de positivo: seja vindo das boas experiências, seja das grandes lições vindas de experiências ruins. Mas, calma lá! Não é preciso pintar uma experiência  ruim com cores e caras de Romero Brito e falar que esta tudo certo e divertido. A ideia não é ver otimismo no lugar do realismo, mas simplesmente enxergar os aprendizados. Afinal, pode-se muito bem ser grato por tudo que conseguiu absorver daquele momento difícil: vai uma lição de vida aí?

 

Exercitar este comportamento se revelou grande aliado na melhoria da felicidade, relacionamentos e autoconhecimento.

Se você  quer saber como este hábito pode melhorar sua vida, continue lendo. 

 

// BENEFÍCIOS

1 – Gratidão te faz mais feliz

Escrever 5 minutos por dia em um diário de gratidão melhora seu bem estar em mais de 10%, segundo estudo publicado em 2005, American Psychologist. Não  está convencido que esta melhora é significativa?  Afinal, 10% pode nem parecer tanto assim , pensaria você. Mas em outro estudo aponta-se que este pequeno aumento do bem estar é o equivalente a dobrar seu salário.

É  verdade que ter mais dinheiro pode ser muito bom  e melhorar nosso bem estar mas, como nós nos adaptamos a novos patamares com facilidade,  o novo salário logo se tornará algo normal dentro do seu também novo estilo de vida. Havendo assim um limite em sua capacidade de trazer bem estar e felicidade.

 

2- Gratidão faz os relacionamentos melhorarem

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O capital social é só benefício quando a gratidão é estimulada. Um estudo com 243 participantes demostrou que as pessoas mais gratas tinham em média 17.5% maior capital social do que as menos gratas. Mas, nem precisaria de um grande estudo para observar que exercitando tal hábito ficamos mais agradáveis, sociáveis e confiáveis. Como resultado, é mais fácil de fazer amigos e aprofundar os relacionamentos que já possuímos.

 

3- Gratidão te faz mais otimista

Há também grande relação entre gratidão e otimismo. Em um estudo, o hábito de escrever 5 minutinhos no seu caderno de gratidão já garantiriam um aumento de 15% em seu otimismo. Por que ser mais otimista? Otimismo ajuda a nos estressarmos e preocuparmos menos durante nossos dias, ajuda a encarar as adversidades com mais facilidade e enxergar mais o que tem de bom na vida. Isto por si só gera uma melhor saúde e sentimento de bem estar. Focar no otimismo traz muitos benefícios só não vale viajar muito e esquecer da realidade. Como diria Suassuna, bom mesmo é ser um realista esperançoso. Em todo caso, seja grato e aproveite o otimismo que deste hábito vem.

 

4. Gratidão reduz a vontade por coisas materiais

mindfulness

Ter e desejar muitas coisas não é necessariamente um problema, no entanto a este comportamento se associa diversos outros ruins como egoísmo, sentimento de incompetência, menor proximidade com pessoas e apreciação da vida. O materialismo esta associado a dois grandes fatores: comparação com outros e insegurança. Ao exercitar a gratidão, você se comparará menos com os outros, focando em si próprio e nas conquistas que só você sabe possuir. Ao mesmo tempo, enxergará melhor seu ambiente e pessoas que estão lhe ajudando, sentindo que tem maior suporte em sua vida, o que ajuda a combater a insegurança.

 

5- Gratidão ajuda você viver mais

Em alguns estudos, otimismo e emoções positivas foram capazes de prever a mortalidade de pessoas algumas décadas depois. O otimista vive em geral alguns anos  mais do que o pessimista. Até pode parecer pouca diferença, mas se você pensa que só tem mais alguns anos de vida pela frente, quem não aceitaria um tempo extra?  Como há grande relação entre a gratidão e emoções positivas,  podemos considerar este comportamento como de grande ajuda no aumento da sua expectativa de vida. Então, se te falarem para usar filtro solar, aceite e agradeça a preocupação amiga.

 

6 – Gratidão faz você ter mais energia

atividade física

Falamos muto de energia aqui no blog e como ela afeta sua produtividade e qualidade de vida. Avaliar e impulsionar este fator diariamente é fundamental para realizar mais e viver melhor. Há também uma relação muito forte, baseada em estudos com mais de 1600 pessoas, entre a vitalidade e a gratidão. Desta forma, pessoas que praticam mais gratidão tendem a sentir maior vigor em seus dias.

 

Se você quer saber como  colocar em prática, continue lendo.

//HACKS

Abaixo selecionei as dicas que, com aprendizado, entendo serem o pontapé para iniciar com qualidade no exercício da gratidão. Aproveite as férias, feriados e festas, quando parar, invista um pouquinho neste assunto e se prepare para solidificar este hábito.

1 – Analise tudo que passou

Use o framework abaixo, separe um dia destas férias e analise tudo que passou. Basta traçar algumas linhas em qualquer página em branco e pronto! Mas se você quer um guia para te ajudar, baixe o pdf nos links abaixo e imprima o arquivo. Agora, só preencher com calma e colher o melhor desta atividade.

gratidao framework

Para baixar o arquivo clique aqui.

 

2- Agradeça às pessoas que de alguma forma te ajudaram

gratidão

Aproveite o natal e aniversários para fazer isto, mas não se preenda a estes momentos. Sempre que possível agradeça as pessoas que influenciam sua vida positivamente ou te fizeram aprender grandes lições.

 

3 – Escreva a primeira página de seu novo diário

novo hábito

Compre um moleskine, seu presente de fim de ano. E comece a preencher com suas ideias e aprendizados. Já falei em outros posts sobre usar apps para isto, mas vale a pena tentar um pouco no papel, as ideias rolam melhor, sem distrações de qualquer whatsapp e com liberdade total para sua imaginação.

Enfim,  gratidão não é a cura de tudo, mas influencia muito sua felicidade e a qualidade da sua vida. Aproveite este momento, faça a reflexão e expresse sua gratidão. Tranformar este hábito pode lhe ajudar a transformar muitos outros.  Talvez você só tenha  pensado nisto agora, mas quem sabe em pouco tempo possa responder a pergunta do início deste texto em feliz prontidão: quando foi a última vez que você pensou sobre as coisas pelas quais é grato?

Até a próxima e Melhores Hábitos


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