Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Feriado também tem treino.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Autoconhecimento

Faça mudanças inovadoras em sua vida – aprenda com o Google e grandes empresas

como ser mais criativo

Pela internet é comum esbarrar em conteúdos sobre como as empresas estão tentando fazer mais ( ou alguma) inovação.  Listas de dicas prometem revoluções instantâneas, biografias de startups vendem sonhos a cada página e mais um monte de livro vai pipocando dia a dia entre as prateleiras  por aí. Quase um trending topic corporativo, de fato a prática de inovar nunca fez tanto sentido para se gerar a desejável mudança, preparando empresas para enfrentar constantes desafios que entram sem sequer bater à porta. E o mais fascinante deste movimento, e  nitidamente menos comentado, é que inovar dentro de uma empresa ou corporação não é tão diferente de inovar em qualquer outro ambiente, até mesmo dentro do mais complexo projeto que temos: nossa própria vida.

 

Também precisamos ser inovadores para fazer mudanças de vida

inovação

Também vivemos crises, que com recorrência nos dominam e precisamos correr a resolver. Onde um impeachment não é opção e mal encontramos culpados para demitir, em causas pra lá de muito justas. Talvez possam até haver alguns culpados, mas a equipe para resolver a questão continua sendo uma força só: você.

Assim como empresas, também  buscamos objetivos e conquistas seguras. E às vezes sabemos que precisamos mudar ( inovar), mesmo faltando coragem. Com desafios cada vez  mais cabeludos, matutamos soluções que nunca se realizam, sobrando uma terrível constatação:  mudar é complexo,  arriscado e, no mínimo,  desgastante . –  Sério? Então,  não sei se quero mais.

Além disto, estamos na mesma órbita que todos os humanos que conhecemos e também os que ouvimos frequentemente existir , eles estão por aí, fazendo coisas, gerando culturas, alternando a paisagem, se movimentando neste exato agora. Sabe aquela tal da concorrência que as empresas tanto falam? O fim desta história é didático: ficar parado é andar pra trás.  E não faltam exemplos da interferência do mundo: quanto conhecimento novo não surgiu no tempo que esta lendo isto e que poderá te ajudar a viver melhor?

Considerando todas estas similaridades, desafio você a sair do lugar:  será que conseguimos utilizar as técnicas e hacks que grandes empresas utilizam para realizar mudanças inovadoras em nossas vidas?

 

As diferentes inovações

inovação

Primeiramente, existem alguns tipos de inovação e jogar no balde todas elas parece complicar mais do que ajudar. Vou, então,  dar dois exemplos de inovações que você pode começar a adotar em sua vida.

 

Inovação sustancial

Quando você simplesmente melhora algo sobre, por exemplo, uma funcionalidade já existente. Basicamente, um progresso em cima de algo que já existe. Uma tela mais brilhante no celular, uma tv com mais nitidez, um carro mais econômico.  A exemplo do carro, TV e celular, imagine melhorar suas aptidões. Por exemplo, criando melhorias em sua gestão do tempo, seu controle financeiro e até sua vida social. Fazendo pequenas intervenções é possível ir lapidando determinado hábito, método e experiência.

 

Inovação disruptiva

A mais conhecida das inovações e mais fácil de ser percebida,  quando você realmente muda tudo que veio antes de forma radical. A diferença entre um iPhone e um celular que “só faz ligações”, entre um carro e a carruagem, entre o whatsapp e a chamada telefônica.  Veja que é uma grande diferença entre tornar a tela do celular mais brilhante ou tornando o carro mais econômico. Para trabalhar com inovações disruptivas (radicais) é precisar saber que estará andando cada vez mais em um ambiente cheio de riscos, pois pouco se sabe como a nova solução pode afetar o comportamento de quem a usará. No seu caso, imagine trocar de carreira, imagine largar tudo: como você reagiria? Como ganharia o suficiente para sobreviver? Há muito mais perguntas do que certezas, mas com os métodos certos é possível minimizá-las ao ponto de ser possível arriscar.

 

Uma abordagem prática para inovar

Para tomar coragem de fazer uma inovação com riscos um pouquinho mais calculados e maiores chances de acertar a mosca, é preciso ter uma boa abordagem. Em outras palavras mais amistosas: um jeito de colocar em prática este negócio de inovar.

Há diversas formas de se fazer isto, mas vou explicar a que mais, ao meu ver, acerta no alvo para realizar mudanças na vida. E que eu desenhei baseado em técnicas que empresas como o Google usam para inovar em seus serviços e produtos.

 

Autoconhecimento
pablo (10)

Entrar com profundidade nos seus desejos, necessidades e expectativas. Entender e avaliar com detalhes que área da sua vida deve ser alterada e “inovada”. Tanto, para criar pequenas melhorias, aumentando a potência do seu motor, quanto fazendo uma alteração radical. Normalmente a resposta reside em algo que você não está tão satisfeito ou em uma área da vida que acha que poderia ir mais longe, explorando um novo território ou ficando muito bom em algo que goste.

 

Inspiração

pablo (11)
Uma vez que você já sabe bem o que você precisa mudar é hora de se abrir para captar o máximo de informação deste mundão a fora. Estar com a antena ligada no máximo e no maior tempo possível. Observe pessoas e acontecimentos relativos às suas vontades e ideias que você pensou em colocar em ação. Leia, veja vídeos, converse. Você pode descobrir muita coisa interessante de pessoas que já fizeram mudanças como a que deseja.

 

Experimentação

pablo (8)
Uma vez estando ciente do que quer e o caminho para chegar lá, não pense duas vezes: experimente da forma mais fácil que encontrar. Quer começar um esporte novo, encontre um amigo que te leve junto, quer mudar de carreira, tente passar algum tempo no novo ambiente que deseja se inserir. Este é o momento que estamos criando protótipos da mudança real, quase como uma amostra grátis para saber se vale comprar mesmo. Busque gastar o mínimo possível de energia experimentando e gaste energia aprendendo rapidamente com elas. Com muita experimentação, você caminha cada vez mais no caminho certo pois tem tempo para reavaliar se era aquilo mesmo e tentar várias e várias vezes. Experimentar é essencial para você ser mais efetivo nas mudanças

 

Consistência

pablo (13)
Criar uma mudança não basta, é preciso manter a consistência com ela. Para que ela dure o tempo que você deseja e não seja só uma modinha de verão.  Por isto, é importantíssimo investir na criação de hábitos. Eles criam o sistema ideal de consistência em sua mente, solidificando comportamentos e garantindo que você não para de inovar.

 

Se chegou até aqui, imagino que já esteja pensando em como trazer mais inovação em sua vida. Exercitando os pilares acima, certamente você vai ter mais chance e criar mais coragem para fazer mudanças. A vida muda naturalmente com o tempo, mas, veja bem, você pode ser mais ágil e direciona-lá para seus melhores caminhos.

Siga o blog melhores hábitos e conheça toda semana diferentes técnicas e inspirações para você fazer a mudança que deseja e trazer mais inovação para sua vida.


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.