Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • A corrida em jejum valeu a pena hoje. Só um #bulletproofcoffee e rua! Estava cansado de ontem, mas é ótimo seguir com os treinos, independentemente de qualquer coisa. Esse é um mindset que você leva para todos os aspectos da vida. Tem um bom livro sobre isso chamado Garra ( Angela Duckworth). Um trecho: “ descobri que se você cria uma visão para si mesmo e não se afasta dela, torna-se capaz de realizar coisas extraordinárias na vida. Segundo minha experiência, depois que você cria essa visão clara, são a disciplina e o esforço empregados para mantê-la que fazem com que tudo aconteça. As duas coisas andam de mãos dadas. Só de criar essa visão você já está no caminho certo, mas é a diligência com que você se apega a ela que lhe permite chegar aonde deseja. “. #habitossaudaveis #inspiração #treino #fitness #goodvibes #corrida#nikerunclub #vidasaudavel #bemestar
  • Reflexão do dia. Compartilhe. 😉 #habitossaudaveis #treino #inspiração #fitness #goodvibes #corrida #frases #frasesinspiradoras #frasesepensamentos #vidasaudavel
  • Faz uma semana comecei a praticar ioga pelas manhãs, ainda meio desequilibrado tentando acertar as posturas mas já feliz com a prática. São 20min de atividade física e, ao mesmo tempo, um bom momento de relaxamento. Para quem não sabe nada como eu, estou usando o app Nike training, é excelente! #goodvibes #ioga #inspiração #vidasaudavel #vidasimples #habitossaudaveis #fitness #motivação #dicas #treinoemcasa

Me siga!

Curta no facebook

Produtividade e Tempo

Dicas para deixar de procrastinar agora mesmo

procrastinar

Por que fazer hoje se eu posso fazer amanhã? É fácil repetir esta frase todos os dias, jogando os problemas para o futuro. Lá quem sabe será mais tranquilo. O que dizer da aliviante sensação quando algo é subitamente adiado de nossos dias, o professor que falta, a reunião que é cancelada, o evento adiado. Ufa! É como ganhar um presente, como ganhar mais tempo. Mas, cuidado, você pode estar se tornando refém de um dos piores hábitos para sua produtividade: a procrastinação.

Procrastinar, em uma simples análise, é quando você está fazendo uma coisa no momento em que deveria estar fazendo uma outra coisa. Seja dando prioridade a uma atividade mais prazerosa ou simplesmente para não fazer nada mesmo. Este tipo de comportamento coloca correntes em sua produtividade, criando um ambiente de extrema pressão e ansiedade. Afinal, ficou tudo para última hora de novo, não é?

 

Um procrastinador é um indivíduo reconhecido por evitar certas tarefas, podendo-se ser divido em dois característicos tipos:

  • O procrastinador relaxado. Acha que seu “eu futuro” vai dar conta e corre atrás de situações mais confortáveis para o momento. Fato que corre dobrado quando a data aperta, quando a urgência se torna tão grande que não possa ser ignorada.
  • O procrastinador pressionado. Adia ao máximo suas tarefas por se sentir muitas vezes incapaz de fazê-las ou por sentir alguma extrema pressão externa: seja da família, chefe, etc…O medo é paralisante, adiar é mais confortável. O problema disto tudo é uma baixa em sua produtividade, tornando-se cada vez mais complicado terminar tarefas difíceis ou ainda transformando todas as mais simples tarefas em problemas enormes. O primeiro para sair deste paralisante comportamento é entender os gatilhos do hábito.

Entendendo o gatilho que libera seu Eu Procrastinador
Para iniciar sua jornada contra a procrastinação, o ideal é começar por definir quais são os fatores que a desencadeiam em você. Estes são os gatilhos do hábitos, alguns acontecimentos e pensamentamos que te imobilizam de prosseguir sua tarefa e liberam de vez a procrastinação. É preciso identificar o que esta gerando este conforto todo no adiamento. Abaixo listei alguns conhecidos gatilhos e caminhos para você evitá-los

 

Medo de não conseguir fazer

Se você sofre com com grande pressão em uma tarefa e alimenta frequentemente o medo de não conseguir fazê-la é preciso tratar suas causas. Primeiramente, avalie a prioridade real destas coisas em sua vida. Vale a pena todo o esforço? Decida de fato se é isto mesmo que você quer, o propósito é uma das maiores armas na sua disposição e autoestima. Uma vez com a “certeza” de precisar concluir aquela tarefa é hora de se capacitar, de aumentar sua autoestima em relação ao assunto.  Aumente seu domínio, pense e avalie com quem e como você pode aprender para se sentir mais confiante com seu desafio.

Tarefa desagradável, trabalhosa demais

Uma outra dica é buscar tornar tudo mais fácil. Desde reduzindo a tarefas em pedaços quanto preparar o melhor ambiente, organizando de forma que fique mais fácil. Tente separar só 5 minutos para fazer um pedaço da tarefa, só 5 mesmo. Uma técnica interessante abordada por David Allen, em sua metodologia Getting Things Done. Você logo irá perceber que se é capaz de começar com 5 minutos pode tranquilamente ir até o final. Diminuindo o caráter paralisante da atividade e te tornando muito mais suscetível a não adiar novas tarefas por este motivo.

 

Energia baixa, sentindo cansaço

Fazer tarefas que são notoriamente trabalhosas merecem toda sua atenção e energia. Então, avalie qual momento do seu dia você se sente mais disposto e preparado a encarar desafios. Programe estas atividades para este momento. Suas chances serão melhores de ter sucesso, assim como sua aversão à tarefa também. Você faz mais rápido e manda uma mensagem positiva para seu cérebro, nada é complicado demais que eu não possa fazer com facilidade quando estou me sentindo bem.

 

Procrastinar é um comportamento que pode estar segurando sua melhor versão, afetando todos os seus dias. O que você pode fazer hoje para mudar isto e ser mais produtivo?

 

Até a próxima e Melhores Hábitos.

 


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.