Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Autoconhecimento Coisas e bens

DIÁRIO PESSOAL – O que eu aprendi escrevendo 5 minutos todo dia

DIARIO PESSOAL

Escrever em um diário pode parecer para muitos coisa de adolescente, vindo logo à memória aquele caderno com pequenos cadeados e capas coloridas, sabe? Aos olhos dos outros, objeto que guardava os mistérios mais sombrios e os segredos mais ocultos do seu dono(a), mas que na verdade funcionava apenas como uma ferramenta ajudando o promissor adulto a organizar suas ideias e interpretar as maravilhas e desventuras de um dia comum. Eu nunca tive diário, uma pena. Vejo hoje que organizar as ideias e interpretar meus dias comuns sempre foi muito necessário.

 

Há mais ou menos um ano comecei um diário, destes sem capa colorida ou cadeadinho mas em formato de aplicativo, com design um pouco colorido (devo admitir) e com toda a segurança que um PIN CODE pode oferecer, além, é claro, de backup na nuvem. Você provavelmente não tinha percebido, como eu, que a modernidade chegara até aos velhos diários.

 

Pois bem, escrevia ali tudo que me dava na telha, problemas, soluções, gratidão, ideias malucas de negócios, algo diferente que vi no dia, entre outras tantas categorias que me passavam naqueles poucos minutos. A única regra que me impus eram os 5 minutos. Esta meta ligeiramente fácil me permitiu escrever praticamente todos os dias, às vezes por mais de meia hora. Criando um hábito de decodificar, diariamente, coisas que eu não conseguia entender de imediato ( ou nunca entendia mesmo).

 

Este hábito me permitiu evoluir muito mais rapidamente emas diversas áreas da minha vida. Escrevia sobre tudo, #no filter, certa vez até me peguei escrevendo no diário sobre o hábito de escrever no diário. Um pouco louco, eu sei, mas de grande valor, permitindo inclusive dar luz à pauta e ao conteúdo deste post, no qual estamos juntos batendo este papo agora. Para quem gosta de lista, como eu gosto, vou resumir abaixo os 3 principais aprendizados que obtive nesta jornada.

 

1 – ORGANIZANDO AS IDEIAS E APRENDENDO COM ELAS

Relembrar o que passou durante todo o dia ajuda a avaliar com calma os acontecimentos, permitindo ao dono do diário, e dono daquela vida, observar com certa distância o que viu, o que falou e o que sentiu. Algo como estar vendo os apuros do protagonista da novela no conforto do seu lar.  Aprender com as experiências se torna muito mais eficaz ao escrever, se deu certo, por que deu? Se deu errado, por que deu? As respostas nascem e você percebe que seria difícil terem vindo à tona sem um estímulo como este.

 

2- DANDO ATENÇÃO À GRATIDÃO

Escrever te ajuda a ver coisas que você acaba achando normal, mesmo quando não as são. Você tem um trabalho legal, uma família que te apoia, recebe um “bom dia” de um estranho( não vale no Facebook), curte uma boa refeição, entre outras coisas. Escreva sobre isto e vai ver como quanta coisa boa pode passar em 24h e que você sequer para 10 segundos para se lembrar.

 

3- AVALIANDO OS OBJETIVOS TODO DIA

Eu gosto de avaliar todos os dias se estou caminhando em direção aos meus objetivos. Caso contrário, perto do réveillon seria a data mais publicamente aceita para este tipo de avaliação. Um pouquinho distante para se tomar ação e corrigir rotas, certo? Com o diário você pode entender sua jornada e a distância para seus objetivos a cada tropeço e a cada conquista. É como ter um horário marcado para fazer uma autoavaliação e não deixar seus objetivos escaparem meses a fio, sem que seja um processo  chato.

 

A TÉCNICA DO DIÁRIO PESSOAL DE 5 MINUTOS

DIARIO PESSOAL
Você pode simplesmente escrever à vontade, deixar a mente livre para o que vir mas também pode ter um pequeno roteiro para cobrir as coisas importantes e conseguir manter os 5 minutos de duração com mais facilidade. Começar devagar é  essencial para criar hábitos.

 

Eu descobri recentemente esta técnica do diário em 5 minutos lendo o livro do Tim Ferris “Tools of Titans” e devo admitir que facilitou muito as coisas para mim. Apesar de ainda gostar e diversas vezes preferir escrever livremente. A técnica é bastante simples e vou explicar rapidamente abaixo, em inglês é  encontrada com o termo 5MJ (5 Minutes Journal) e ela funciona da seguinte forma:

 

  1. Escreva 3 coisas pelas quais foi grato no dia anterior. ( tente não usar só temas genéricos como “amor”, “família”, mas busque algum fato específico e olhe muito a sua volta)
  2. Escreva 3 coisas que quer conquistar hoje ( a hora de ver se você está indo em direção aos seus objetivos)
  3. Escreva 3 afirmações positivas sobre você ( muitas vezes esquecemos as coisas que somos bons, focando nas imperfeições. Este é o momento de relembrar estas coisas. Pessoalmente, eu sempre fui muito fã de investir a maior parte da minha energia melhorando as coisas que eu faço bem e não nos pontos fracos, apesar delas serem importantes).
  4. Escreva 3 coisas que aconteceram ontem ( não precisa ser só positiva, é a hora de incluir tudo que foi importante, que marcou seu dia)
  5. Escreva por que elas aconteceram. ( tente entender seu papel nestes acontecimentos, às vezes não percebemos que muitas coisas só aconteceram por que nós demos o primeiro passo )
  6. Escolha uma palavra que resuma este dia. ( este é um exercício de filtrar e gravar o mais importante do dia, nada fácil, devo dizer. Este ato fará com que pondere entre todas as coisas importantes, relacionando o impacto de cada uma em seu dia e sua vida)

 

São frases simples, mas deixe seu mente ir analisando e, se for necessário, escreva mais. É interessante tirar lições para o dia seguinte.
 

 

Manter um diário é investir apenas 5 minutos para organizar toda a bagunça que esta esparramada na cachola, entender seus objetivos na prática e ver tudo que tem de bom em seu dia. Um investimento inteligente de tempo e um hábito que vai te ajudar a ser melhor sempre.

Escrever em um diário ainda pode parecer para muitos coisa de adolescente, neste caso, amigos, sugiro dar ouvidos aos mais jovens. É hora de escrever.

Até a próxima e Melhores Hábitos.


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.