Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Feriado também tem treino.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Saúde

Como ter a inteligência emocional de um campeão olímpico

Inteligência emocional
O fator emocional em ambientes de alta performance pode ser muito mais valioso que aquelas horas a mais de treino, ou uma técnica mais apurada.

Faltam pouco mais de 2 minutos para você se despedir de algo que trabalhou duro por 4 anos, todos os sinais te mostram que infelizmente a conquista do ouro vai ter que ficar pra próxima.  A torcida já espera pelo pior e o semblante das adversárias que ganham a partida tem um ar determinado, mistura de foco com confiança.  Sua cabeça começa a se questionar sem parar sobre a situação delicada que está passando, não há muito apoio onde quer que seus olhos possam percorrer. Mas você continua jogando e, contrariando todos os sinais pessimistas, vence o set e vira o jogo. Mas o que aconteceu? E, porque não, onde encontro esta força para usar naquelas dias difíceis e cheios de pressão na minha vida?

 

O fator emocional em ambientes de alta performance pode ser muito mais valioso que aquelas horas a mais de treino, ou uma técnica mais apurada. Segundo a psicóloga do esporte Andréa Duarte, “cientificamente e na prática, comprovamos que a preparação psicológica hoje é o diferencial. Técnica eles têm, disposição física e tática também. Se  todos se sentem autoeficazes, acreditando que conseguem vencer, com controle da ansiedade e do emocional, esse vai ser o diferencial.” 

 

Tive o prazer de presenciar a cena acima na arena de vôlei nestas olimpíadas do Rio. Fiquei surpreso ao constatar ( ao vivo) o poder da confiança e a inteligência emocional no atleta de alto rendimento e como atletas fortes superam o tipo de pensamento negativo com impressionante consistência, mesmo dentro de um caldeirão de pressão. Então, comparando com a vida do o dia a dia, pude colher alguns aprendizados:

 

Aposte na energia e convicção

controle emocional
Mostre para todo mundo que você acredita.  Um sinal de força no seu olhar, no seu modo de agir e , principalmente visível, na sua forma de reclamar mostram a todos os agentes que te pressionam uma mensagem forte: não sinto a pressão.  Adversários, parceiros e quem mais torça pra você sentirão o efeito. Em trabalho em equipe isto pode ser um grande empurrão para que todos sigam no mesmo caminho. Trazendo para o ambiente empresarial é comum vermos grandes empresários visionários que não desistem de suas ideias e, mesmo com sinais negativos estacionando sobre si, mostravam a equipe, acionistas e mercado o quanto valia continuar apostando naquilo. O empresário Elon Musk enfretou, por exemplo, terríveis pressões governamentais , da imprensa e dos funcionários para construir uma empresa de foguete espacial privado partindo do nada. Ele sempre mostrou convicção em suas ideias e isto mantinha o time motivado.

 

Gerencie sua autoconfiança


Você precisa saber seus pontos fortes. Assim, mesmo quando eles falham, você ainda sabe que eles estão lá. Você pode ir seguro de que eles podem fazer a diferença que você precisa.  Como diria Eleanor Roosevelt  “nunca deixe que alguém te faça sentir inferior sem o seu consentimento”. Ou seja, seja a pressão das quadras ou da sua vida, seus pontos fortes somente não serão fortes se você permitir isto. Avalie suas fortalezas,  escreva em uma folha tudo em que se sente confiante, este exercício pode abrir seus olhos.

 

Não superestime obstáculos

controle emocional
Para mim, gosto de analisar os outputs negativos de forma mais minuciosa.  Se a pessoa reclama muito,  sua confiança de obter sucesso está claramente abalada.  Peço que tente se lembrar se quando você estava no ápice de sua confiança você se excedia em reclamações ( mesmo que em voz interior). Xingar o juiz, culpar as regras, atacar os que te fazem sentir a pressão não seriam ações de alguém que confia em si.  Claro, há mil exceções, mas a questão continua firme: você está focado em superestimar o impacto do ambiente em seus resultados ou em como você o supera estes impactos?

 

Acredite e mentalize

Uma virada surpreendente não é de fato uma surpresa para quem a faz. A esperança que o zagueiro irá falhar, que o saque vai entrar, pode vir de uma técnica chamada mentalização. Ainda segundo a psicóloga Duarte, trata-se de exercícios voltados aos atletas que dedicam concentração total à partida, visualizando mentalmente jogadas que esperam poder repetir em campo.”

 

Ser um atleta de alta performance e passar por desafios de alta pressão tem muito do que fazemos nos jogos de nossas vidas. Sempre brigando em uma partida nova todos os dias, podemos aprender muito com a inteligência emocional utilizada nas competições e estar mais preparado para as adversidades e conquistas que enfrentamos.

 

Até a próxima e melhores hábitos!


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.