Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Autoconhecimento Criatividade Hobbies Trabalho

Como ser mais criativo, ter melhores ideias e expressar seus talentos

como ser mais criativo

Lembro-me o quanto era prazeroso fazer desenhos na infância, não se limitando aos espaços em branco dos cadernos e literalmente subindo os traços pelas paredes. O que para muitos adultos se tratava apenas de uma tremenda bagunça, era  a criatividade correndo solta. Mas, com o tempo, percebi que as paredes a minha volta estão cada vez mais brancas e meus cadernos apenas levemente rabiscados, estes ainda preenchidos por letras a la prontuários médicos vindas de reuniões. Com uma rápida avaliação já se nota que a maior parte dos adultos pouco estimula sua criatividade, fato ainda mais evidente se comparado às suas próprias versões mirins, e com isto deixam de aproveitar diversos benefícios como a melhora na sua capacidade de resolver problemas, de obter mais e melhores ideias e expressar sua personalidade de maneira única.
 

Por que não somos mais criativos?

Com o passar de muitos e sofridos anos de estudo escolar acabamos sendo influenciados a não usar nossa criatividade. A decoreba da fórmula mágica que resolvia questão da prova era o mais importante. O pensamento analítico e interpretativo ficava sempre mais obscuro do que as respostas “certas” desejadas. Você não era muito estimulado a discutir, salvo algumas exceções, e em grande parte do tempo era sim estimulado a “saber a matéria”.

 

Ainda que houvesse tempo livre e a ideia de arte presente em algumas sessões escolares, cada vez mais próximo das grandes provas da faculdade a liberdade criativa tende a ficar cada vez mais escassa. Além disso, o stress começa a dar as caras e devagarinho passa a trancafiar sua criatividade lá nos fundos da sala. O psicólogo Robert Epstein, autor do O Grande Livro dos Jogos Criativos, faz suas ressalvas sobre o stress e a falta de tempo livre em um momento tão importante da vida: ” quando você está se graduando, há muitas restrições sobre você e isto é prejudicial a sua expressão criativa. O stress é um velho conhecido destruidor da criatividade”.

 

Mas se isto é capaz de limitar sua criatividade dentro de um cenário de estudos o que faria em um ambiente corporativo? Repetir processos diariamente, sob forte pressão de tempo e financeira pode acarretar em uma visão cada vez mais pragmática e limitadora da criatividade. Agora é só pensar no tamanho deste impacto ao se repetir isto por muitos e muitos anos a fio.

 

Benefícios de estimular a criatividade 

 

como ser mais criativo

Muitos recursos cognitivos similares são acionados no pensamento criativo e na resolução de problemas. Resolver problemas com habilidade é tarefa fundamental pra profissionais de sucesso, estudantes notáveis e, por que não, pais e amigos brilhantes. Afinal, problemas não faltam e é sempre bom contar com alguém que te ajude com eficácia. Estimular seu pensamento criativo pode te colocar cada vez mais pra fora da caixa, como muitos dizem, em desafios que exijam inovação e imaginação de situações anormais, provendo vantagem nas mais diversas situações diárias e ajudando no crescimento da sua carreira.

 

Um outro benefício do estímulo à criatividade é a possibilidade de expressar seus sentimentos, personalidade e desejos. Extraindo do interior e subconsciente para linhas, acordes e outras milhares de formas. Ao expressar estas emoções e personalidade, você se entende melhor e descobre muita coisa interessante sobre si. Além do mais, pode acabar com um novo hobby, estimulando seu tempo a ser cada vez mais prazeroso. Se quer dicas para criar novos hobbies veja este texto aqui.

 

Aprendizados em áreas diferentes da que normalmente dominamos também contribuem para pensar em melhores soluções onde já dominamos. Avaliando cenários que, aparentemente não se conversam, você pode descobrir comportamentos e soluções antes ocultos.  Uma frase que li recentemente explora este conceito com maestria e coloca uma daquelas pulgas bem chatinhas atrás da orelha: “você quer ser excelente em uma coisa ou muito bom em muitas coisas?”

 

Veja o caso deste cara famoso.  Pintor, escultor, matemático, cientista,  arquiteto, botânico, inventor, anatomista, músico, etc, etc. Foi considerado uma das pessoas mais criativas da história, um verdadeiro gênio. E dentro da sua genialidade não se limitou a apenas uma área de atuação, buscou estimular sua criatividade, aumentando seu repertório continuamente e sendo notabilizado com incríveis feitos. Leonardo Da Vinci aproveitava aprendizados da anatomia em suas pinturas, planejava aeronaves inspirando-se em suas observações de morcegos. Um conhecimento de uma área específica que apoia e gera ideias criativas para uma outra atividade. Não é preciso se comparar a Da Vinci e começar a esboçar helicópteros e planadores por aí, mas que tal usá-lo como inspiração para sair um pouco do quadrado e explorar novas habilidades e conhecimentos?

 

 

Como ser mais criativo

inovação

Após um estudo recente realizado na Califórnia e publicado no Creativity Research Journal foi relevado algumas capacidades que estimulam a criatividade e ajudam a gerar boas ideias. Testei estas técnicas e incluí algumas outras que nas últimas semanas vim descobrindo e testando. Percebi recentemente que poderia estimular muito mais esta habilidade em minha vida e com diversos testes realizados está na hora de te falar sobre eles.

 

1. Aumente seu repertório 

Conhecimento diverso é a base para a criatividade. Leia diversas fontes e temas diferentes, pesquisa sobre coisas inusitadas e áreas que não são do seu domínio, se possível vá mais profundo, leia livros e veja palestras. Toda esta informação vai lhe ajudar a criar conexões entre os temas e você vai ser mais capaz de encontrar soluções diversas sobre um mesmo problema, por exemplo. Algumas ações como ir a um museu e concerto musical também enchem seu repertório de coisas novas, ampliando suas ideias.

 

2.Cerque-se de pessoas interessantes 

ser mais criativo

“Você é média das cinco pessoas com as quais passa mais tempo”, a frase de Jim Rohn não poderia caber melhor neste tema. Pessoas de diversas formações e repertórios podem ajudar aumentar seu conhecimento de forma ainda mais ágil, além claro do prazer em bater um bom papo. Busque estar sempre em contato com pessoas que estimulem seu “pensar diferente”, que tirem seus neurônios da zona de conforto e, por que não, também ajude seus amigos a expandirem seus repertórios.

 

3.Deixe seu ambiente o mais propício a criatividade 

criatividade

Como você pode melhorar seu espaço e ambiente para ser mais criativo? Que ferramentas precisa? Um caderno e lápis sempre a mão, uma parede inteira para desenhar, diversos instrumentos musicais por perto, um bom espaço para dançar? Procure preparar o terreno para a criatividade, molde seu ambiente com o máximo de referências, objetos e até espaços para libertar seus desejos criativos. Um ambiente propício pode ser a diferença entre uma noite com enriquecedoras atividades criativos ou o sofá.

 

4.Busque tarefas desafiantes 

Tente pensar e trabalhar em desafios que não possuem necessariamente uma solução, se abra para estas atividades e tente criar o máximo de soluções possíveis. Uma ideia interessante  de estimular sua criatividade neste sentido é pensar em situações mirabolantes e brincar um pouco com isto. Quando estiver no seu trajeto para algum lugar, evite o celular por alguns minutos e estimule sua criatividade ao pensar no impossível,  como um jeito de fazer seu cachorro voar, ou eliminar o transito de toda a cidade. Este tipo de pensamento gera um conflito com as soluções existentes e permitem que você faça novas conexões em busca de soluções possíveis, ajudando em outros momentos da vida.

 

5.Capture suas novas ideias

supermemoria

Quando uma nova ideia aparecer, a escreva. Use o bloco do celular para ser ágil e mantenha sempre viva a chance de obter uma boa ideia a qualquer momento.  Quando estiver com algum tempo livre, dê uma lida nas coisas que escreveu e reflita sobre isto.

 

6.Tenha a busca pela criatividade como hábito

O pensamento criativo pode se tornar um hábito. Inclusive lhe fazendo ser uma pessoa mais produtiva, afirma o pesquisador sobre criatividade e PhD Jonathan Plucker, da universidade da Indiana.  No blog sempre trago este tema e não muito diferente de beber mais água, ou praticar mais esportes, você também pode pensar mais criativamente e ter isto como um novo hábito. Os métodos de mudança de hábitos são os mesmos, este post tem uma boa explicação para você começar.

 

Todos somos criativos mas sofremos do mal do stress, da falta de tempo e de rotinas cada vez mais cerceadoras. Contudo, com mudanças na sua forma de encarar a criatividade e usando algumas técnicas é plenamente possível acordar este Da Vinci que está preso em você.

 

E para quem deseja uma ajuda mais intensa para acessar sua criatividade, recomendo ler e saber mais sobre a plataforma educativa free.dom, criada pelo designer Otávio Falcão e que esta ajudando muita gente a quebrar paradigmas criativos.

Até a próxima e melhores hábitos!


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.