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Felippe Alves

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Detox digital – Evitando o vício do smartphone e redes sociais

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As ferramentas de comunicação como Whatsapp, Facebook, Snapchat e tantas outras são sem dúvida incríveis. Mas, nosso uso exagerado do smartphone e estas plataformas podem estar sugando nossa energia e atrapalhando outras atividades que gostaríamos( ou deveríamos) fazer, sem que sequer nos demos conta.

Segundo o instituto Delete, a dependência digital não está diretamente relacionada ao tempo de conexão de uma pessoa aos seus dispositivos eletrônicos; mas sim ao nível de perda de controle na vida real, trazendo prejuízos nos campos profissional, familiar, afetiva ou social.

Chat time

Pode parecer bobagem, mas o vício em smartphones e redes sociais pode ficar sério, veja os estágios desta dependência:

  • EXCITAÇÃO: Tentativa de esquecer problemas pessoais, buscando a tecnologia como um meio melhor ou mais seguro.
  • RELEVÂNCIA: Importância que dá à necessidade de se conectar e usar dispositivos.
  • TOLERÂNCIA: Perde o controle e substitui os programas reais do dia por maior tempo na tecnologia.
  • ABSTINÊNCIA: Quando não estão conectados ou não conseguem usar certos dispositivos ou aplicativos, tornam-se irritados, ansiosos e com medo.
  • CONFLITO. Quando o uso excessivo compromete as relações na vida real.

O instituto tem um teste bem interessante para saber o nível de dependência, faça o teste aqui.

Se você não se enquadra em nenhum caso, mas sente que passa tempo demais nestas ferramentas, estas dicas abaixo podem ajudar:

Avalie o tempo gasto

vicio smartphone

Tente refletir no dia a dia o quanto esta “grudado” nestas tecnologias. O primeiro passo é estar ciente e verificar se isto te atrapalha em alguma atividade. Por exemplo, gostaria de estar mais na academia ou mais no bar com seus amigos mas se pega no conforto do sofá dando um scroll infinito no facebook.
Para te ajudar, este aplicativo consegue contar quantas vezes por dia você “checa” seu celular  e que tipo de programa você anda utilizando. Faça o teste. https://menthal.org/

 

Não troque atividades, compromissos ou encontros ao ar livre

vício smartphone

Prefira uma vida social real à virtual, mesmo que te dê mais trabalho.Valorize suas relações pessoais, sociais e familiares. Não troque estas relações no dia a dia para ficar utilizando as tecnologias. Todos conhecemos aquelas pessoas que não desgrudam da telinha mesmo estando juntos dividindo o mesmo ambiente.

 

Fique atento às consequências

vicio celular

Atenção ao que o seu corpo fala. Fisicamente, como a privação de sono, dores na coluna, problemas de visão. Além das consequências psicológicas devido ao uso abusivo das tecnologias. O uso do celular na cama antes de dormir não é recomendado, certo?

 

Minimize as notificações

smartphone alerta

Eliminar as notificações pode ser muito útil por dois motivos. Primeiro, a interrupção de uma atividade leva a perda de foco na atividade que você já estava fazendo, levando um tempo considerável para você voltar ao nível de atenção que estava antes. Segundo,  toda vez que receber uma notificação e checar seu Facebook ou Whatsapp você vai aproveitar a oportunidade para ler mais e mais coisas, ficando mais tempo do que desejava por lá. Interromper o que estava fazendo por algo importante continua muito válido, mas pense se você precisava mesmo abrir o aplicativo todas as vezes que o celular te avisa.

O celular e os apps sociais estão aí para nos ajudar a ter aquele contato maior com quem gostamos, mas cuidado com o exagero e zona do conforto que isto traz, ok?

Melhores hábitos e até mais!


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