Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Feriado também tem treino.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Produtividade e Tempo

Como aprender mais rápido qualquer coisa

aprender

Você vai ler e estudar ou aprender tudo por osmose? Lembro da frase de um antigo professor relevando-me desde cedo os desafios do aprendizado.

O aprendizado rápido é um desejo antigo. Quem nunca sonhou em tomar uma pílula ou formula mágica e aprender algo instantaneamente? A ficção vez ou outra retoma esta fábula. Se lembra de como foi fácil aprender a pilotar um helicóptero militar no Matrix ou a entender a economia global em poucos dias no filme Sem Limites? Os nossos sonhos podem ser bem mais modestos que pilotar uma nave espacial, mas aprender a tocar violão ou sequer falar espanhol continuam na lista de coisas difíceis para começar.

Para quem estudou para concursos públicos ou ralou para passar no vestibular também sabe bem quanto pode ser difícil fazer as coisas fluírem dentro da cabeça. Não há de fato mágica ou pílulas neste processo, mas há boas técnicas para facilitar.

 

As 10 mil horas

Malcon Gladwell, em seu livro Outliers, destacou a teoria de se precisar de 10 mil horas de prática para se tornar excelente em alguma habilidade. A teoria tem origem em pessoas de destaque da música, sendo bastante específica. Mas, com o passar do tempo esta “regra” acabou sendo entendida como se fosse preciso ter 10 mil horas para ser bom em algo,  ou  mesmo,  aprender alguma coisa nova.

Aprenda em 20h

O palestrante Josh Kaufman tem um tema ousado quando se refere a aprendizado. Afinal, aprender qualquer coisa em meras 20h pode parecer coisa de maluco-gênio-indomável. Independente de como você julgue este tipo de afirmação, ele usa boas técnicas que qualquer um pode usar e é bastante interessante ver sua palestra no TED. Veja abaixo ( há legendas em português):

Além de Josh, há muitas outras pessoas estudando para que você tenha menos trabalho ao digerir seus novos conhecimentos. Então, reuni abaixo algumas técnicas que aprendi lendo estas pessoas e outros cientistas bacanas.

– Reúna todo conteúdo

Pesquise sobre o assunto, leia e veja vídeos. Invista um pequeno tempo entendendo “o todo”. Este passo será  essencial para aprender mais rápido.

 

– Converse com quem já aprendeu

Amplie o conteúdo, fale com quem já aprendeu e pegue dicas e técnicas preciosas. As pessoas com experiência podem ser capazes de resumir em poucos passos o que precisa ser aprendido ou mesmo lhe dar um bom direcionamento. Em esportes que se precise adquirir equipamentos, por exemplo, este passo pode te ajudar até a poupar dinheiro.

 

– Quebre o que quer aprender em pequenos pedaços

Agora que você já sabe tudo que precisa aprender e já pegou as dicas dos especialistas é hora de quebrar em pedaços todo este conteúdo. Divida em pequenos grupos de aprendizados. Por exemplo, no violão você pode aprender primeiro a ler acordes, ou a tocar batidas. Um exemplo comum é o aprendizado de línguas, onde se divide pelo ouvido, falado e escrito. Na maior parte das habilidades será possível dividir os aprendizados e treina-los separadamente e com maior foco.

 

– Defina seu plano de estudo

Monte um cronograma, defina o dias que vai estudar. Mesmo que seja mais informal, ao menos pense por onde vai começar e quanto tempo você quer para chegar no nível desejado de habilidade. Exemplo, se você quer aprender a dançar em um ano, pode conseguir isto com aulas semanais e não precisar entrar de forma tão intensa no aprendizado.

 

– Seja disciplinado:

Se você quer mesmo aprender, será preciso estudar e praticar. Desenvolva hábitos neste sentido, tem uma série dicas aqui.

 

– Repita o que aprendeu à alguém

Este hábito reforça o aprendizado sobre o tema, atuando diretamente no funcionamento da memória. Um exemplo simples, ao conhecer alguém repita o nome da pessoa: ” João, prazer em conhecê-lo”.

 

Aprender é uma atividade prazerosa e, às vezes, vamos na intuição mesmo sem nenhum processo. Mas recorrer ao manual ou a um curso depois de gastar horas tentando sozinho pode ser bastante frustrante e até fazer você desistir rápido. Tente usar este ou outro processo antes de começar a aprender algo novo, lembre que, no final, você vai ter muito mais tempo para aprender outras coisas legais.

E, então, preparado para aprender mais e mais rápido?


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.