Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • A corrida em jejum valeu a pena hoje. Só um #bulletproofcoffee e rua! Estava cansado de ontem, mas é ótimo seguir com os treinos, independentemente de qualquer coisa. Esse é um mindset que você leva para todos os aspectos da vida. Tem um bom livro sobre isso chamado Garra ( Angela Duckworth). Um trecho: “ descobri que se você cria uma visão para si mesmo e não se afasta dela, torna-se capaz de realizar coisas extraordinárias na vida. Segundo minha experiência, depois que você cria essa visão clara, são a disciplina e o esforço empregados para mantê-la que fazem com que tudo aconteça. As duas coisas andam de mãos dadas. Só de criar essa visão você já está no caminho certo, mas é a diligência com que você se apega a ela que lhe permite chegar aonde deseja. “. #habitossaudaveis #inspiração #treino #fitness #goodvibes #corrida#nikerunclub #vidasaudavel #bemestar
  • Reflexão do dia. Compartilhe. 😉 #habitossaudaveis #treino #inspiração #fitness #goodvibes #corrida #frases #frasesinspiradoras #frasesepensamentos #vidasaudavel
  • Faz uma semana comecei a praticar ioga pelas manhãs, ainda meio desequilibrado tentando acertar as posturas mas já feliz com a prática. São 20min de atividade física e, ao mesmo tempo, um bom momento de relaxamento. Para quem não sabe nada como eu, estou usando o app Nike training, é excelente! #goodvibes #ioga #inspiração #vidasaudavel #vidasimples #habitossaudaveis #fitness #motivação #dicas #treinoemcasa

Me siga!

Curta no facebook

Produtividade e Tempo

Como treinar o cérebro para não se distrair ao ler

treinar cérebro

Tempo estimado de leitura: 2min42seg

Nesta época de intensa informação brotando e nos alertando a todos os momentos, tendemos a ter menos atenção em tarefas que exigem foco, como ler um livro. Mal terminamos uma página e a mente já foi para lá longe em outro assunto distinto. Apesar do problema parecer evoluir à medida que somos cada vez mais bombardeados de informação, novos estudos surgem para nos ajudar a navegar neste mundo. Em estudo recente publicado no Jornal Psicologia da Consciência, foi descoberto uma forte relação entre a meditação e a concentração na leitura.

 

Foram pesquisados dois grupos durante um mês, sendo que um deles realizou meditações frequentes e o outro não. Então, todas estas pessoas fizeram um teste de leitura no qual o grupo que realizou a meditação foi capaz de perceber com mais clareza seu conteúdo, sugerindo que conseguiram prestar mais atenção a ele.

 

Segundo o autor Antony Zanesco: ” os estudos mostraram maiores níveis de entendimento e habilidade para identificar o conteúdo e erros semântico nos textos. Sugerindo que estavam mais atentos à história.”

treinar cérebro

 

Treinar o cérebro para estar mais atento e aumentar a concentração é fundamental para conviver com o caminhão de informação que lidamos diariamente. Se você possui este tipo distração e esta com dificuldade em suas leituras, que tal começar a meditar? A prática diária, mesmo que em alguns minutos, poderão fazer a diferença em seu foco.

 

Para quem não sabe por onde começar na meditação, uma boa pedida é iniciar pelos apps. Há muitos deles disponíveis de forma gratuita que lhe garantirão pelo menos alguns minutinhos de meditação por dia. Uma indicação para iniciar a meditação em 5 minutos diários e, assim,  aumentar seu poder de concentração é o app 5´minutos, Eu Medito: http://eumedito.org/

meditação

 

Mas, você pode ir além da meditação, confira outras duas dicas para te ajudar na leitura:

Crie o ambiente adequado

cantinho leitura
foto: assimeugosto.com

 

Estar confortável e com a luz certa faz toda a diferença. Tente criar um “cantinho da leitura”, coloque uma luz direcionada ao livro e, principalmente, sente-se em um posição que não lhe incomode. Ficar se mexendo o tempo todo fará você se distrair e interromper entendimentos importantes da leitura.

 

Adeque o som

música no trabalho

Reduza ao máximo os ruídos do ambiente, ou escolha ambientes mais silenciosos. As interrupções que um telefone tocando ou alguém falando podem causar fará com que você leve pelo menos 23 minutos para retomar a concentração. Se for impossível estar em um ambiente sem ruído, aposte na música certa. Tem um post bem legal falando sobre a relação da música e concentração aqui, inclusive com dicas do que ouvir.

Resumindo, treine o cérebro com meditação diária e invista um tempo para criar o ambiente adequado para seu conforto, assim suas leituras renderão muito mais!


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.