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Felippe Alves

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Hábitos essenciais para manter o bom humor

bom humor

Xi, hoje ela não está pra conversa! Nem todo mundo é de ferro e fatalmente  o dia do mau humor vai chegar. Mas tão fatal quanto este dia é o impacto da rabugice regular, aquela que veio pra ficar e pronto, tornando-se parte conhecida do camarada: não liga, este cara é assim mesmo. Assumir o bom humor e mantê-lo é daqueles desafios diários, mas que valem a pena ir atrás e ( por que não?) se divertir neste processo.

“O bom humor tem algo de generoso: dá mais do que recebe”.Émile-Auguste Chartier

Calma, não precisa correr por aí atrás de curso de stand up comedian, ou caçar os vídeos mais engraçados do Buzzfeed, cuidar do humor vai muito além das piadas. Continuamente  eu avalio o meu humor e estudando isto por meses fui capaz de aprender  algumas coisas para mantê-lo em boa qualidade  e,  principalmente,  entender causas e gatilhos que disparam a versão ranzinza que vive dentro de nós.

Por que o bom humor faz bem?

O bom humor libera hormônios que nos deixam mais relaxados e menos estressados, conhecido como endorfina, criando um círculo virtuoso onde este relaxamento é capaz de liberar mais hormônios e também gerar bom humor. Além disto, a endorfina é capaz de agir como um analgésico no tratamento de dores, melhorar a pressão sanguínea e a disposição sexual ( agora se interessou, hein?).

Além disto, manter o astral em alta vai ajudar na construção de relacionamentos mais saudáveis e te deixar mais preparado para encarar as adversidades do dia a dia. Uma arma contra os problemas pequenos que insistem em tentar te tirar do sério. Para preservar o bom humor e ter dias melhores vale seguir o conselho do Fernando Sabino e comunicar a todos que encontrar por aí: “Antes de mais nada fica estabelecido que ninguém vai tirar meu bom humor”.

As causas do mau humor

O fator emocional é um grande agente na preservação do bom-humor. Mas, isto, todo mundo acaba descobrindo sozinho, não é? Basta uma frustração, um stress ou qualquer ansiedade para abater o bom humor de uma vez.  Contudo, vale reforçar, buscar o bom humor como obsessão não é conselho sério, a tristeza e as frustrações são, em certa medida, saudáveis. Estes momentos difíceis nos ajudam a superar adversidades e nos tornarmos mais fortes.  A questão mesmo é quando há uma desproporção, um desequilíbrio emocional.

O estado fisiológico também tem grande importância no  controle emocional e, de quebra, no bom humor. Se você está em uma má condição física, seja porque não digeriu direito o double cheddar ou porque ficou até tarde na TV e acabou dormindo pouco, seu corpo irá sentir o tranco e mandar um sinal ao cérebro: amigão, a coisa não tá boa por aqui. Um vez instalado o “mau-estar” físico é questão de tempo até literalmente subir à cabeça. Um exemplo um tanto didático: você consegue manter o bom humor quando passa fome? Ou quando está doente?

Dicas para manter o bom humor

Pensando em fortalecer este comportamento e entender melhor o que desencadeia a antipatia, veja as dicas que eu estudei e coloquei em prática.

1. Mensurando o humor e o poder do Autoconhecimento

novo hábito

– Escrever em um diário

Há mais de um ano eu regularmente escrevo em um diário, analisando tudo que se passa em meus dias e também a condição do humor. Pude perceber a maior parte dos gatilhos que descrevi acima ao escrever sobre isto. A reflexão é fundamental para se entender, melhor do que ninguém e que qualquer blogueiro, o que gera um melhor humor em sua vida.

– Trackear seus dias

Existe alguns aplicativos que podem te ajudar a mapear o humor com facilidade. É interessante fazer este tracking, com menos de 10 segundos do seu dia você pontua seu humor  e com algumas semanas já será capaz de comprovar se segunda-feira é mesmo o dia da ressaca e se sexta é pura alegria.bom humor

Eu uso este app aqui, onde consigo pontuar meu ânimo e humor do dia. Mas buscando em seu celular você conseguirá encontrar muitos outros. A questão principal mesmo é ter o hábito de preencher todo dia e reservar um tempo para calmamente analisar os resultados, você pode se surpreender com eles.

 

 

2.Cuidando do Físico

bom humor

– Praticar exercícios ( endorfina)

Os exercícios são grandes aliados na manutenção do bom humor. Após uma sessão de atividade física seu corpo irá liberar endorfina e gerar grande sensação de bem-estar. Muitas pessoas ficam “viciadas” nesta sensação, repetindo as atividades só para sentir o gostinho do bom humor.

– Dormir e comer com qualidade

Estes fatores acabam sendo muito citados quando falamos de saúde, produtividade e boa forma. Não é por acaso que estão nesta lista também. Dormir o suficiente e comer bem é essencial para estar com seu corpo em todo seu potencial, o bom humor é mais um reflexo destes hábitos.

– Rir mais

A risada é um  grande remédio, é clichê, eu sei. Um estudo de Oxford, publicado no periódico Proceedings of the Royal Society B, reforça a relação entre a risada e melhora da saúde. Com a liberação de endorfina, a risada nos leva a um breve estado de euforia e atua na redução da dor.

 

3.Cuidando do Emocional

bom humor

– Primeiros socorros emocionais

Em uma crise de ansiedade, preocupações ou stress é importante abrir a caixinha de primeiros socorros. Neste caso, procure as pessoas que te fortaleçam, que te coloquem pra cima ( sem ser falsas) e façam voltar mais rapidamente para seu ânimo habitual. Busque cultivar relacionamentos fortes e verdadeiros.

– Ter  mais contato com informações positivas 

Busque também ter mais contato com conteúdos positivos, o que lemos ou assistimos influencia muito o que falamos aos outros, direcionando conversas positivas ou não. Perceba se seus papos estão mais pro positivo ou andam mais pras reclamações.

-Trazer o bom humor à tona

 Se as pessoas ao seu redor não trazem o bom humor nas doses desejadas, seja você o agente da mudança. Quando foi a última vez que contou uma piada ou fez uma brincadeira bem humorada com um amigo?

– Viver o presente

Ficar com a cabeça no passado ou futuro pode ser empecilho a aproveitar o bom que o momento tem a oferecer. Focar no presente vai poupar de preocupações e abrir caminhos para o bem estar e o bom humor. Você já ouviu falar de Mindfulness? Tem um texto inteirinho sobre ele aqui.

 

É  normal  que aconteça e até  certo ponto saudável  ter estas indisposições de mau humor.  Afinal, não  somos de ferro e ficamo  sim abalados com algum evento que interfira em nosso emocional. Buscar  o bom humor como uma obsessão é  receita pra não viver honestamente as tristezas,   aprender com elas e superá-las.   Por outro lado,  vale  buscar diariamente o bom humor como uma fonte  saudável  de  relacionamentos com mais qualidade,  mais  aptidão para enfrentar  adversidades e ganhar saúde. Ah, e aprender uma piadinha ou outra também vai bem.

Até  a próxima e melhores  hábitos.


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