Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Produtividade e Tempo Saúde

Como ser mais organizado

organizado
organizado
Muitas vezes nos complicamos na nossa bagunça de arquivos, roupas e qualquer outro lugar que tenhamos coisas guardadas. Daí, sempre nos comparamos com aquele amigo organizado que a gente até queria ser igual só que dá muita preguiça, não é? Mas nem tudo precisa estar perdido para você, com algumas técnicas simples poderá começar a se organizar melhor.

Muitas vezes nos complicamos na nossa bagunça de arquivos, roupas e qualquer outro lugar que tenhamos coisas guardadas.  Daí, sempre nos comparamos com aquele amigo mais organizado que a gente até queria ser igual só que dá muita preguiça, não é?  Mas nem tudo precisa estar perdido para você, com algumas técnicas simples poderá começar a se organizar melhor.

Como qualquer outra técnica é preciso que tenha a motivação para segui-lá e colocar em prática sempre que possível, certo?

Hoje vou te mostrar um pouco sobre a metodologia 5S criada no japão.  Ela possui este nome devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (Disciplina) Seiketsu (higiene).

Usando a 5S para ser mais organizado

É um programa que nasceu no meio corporativo, buscando obter qualidade total dentro da empresa. Contudo, ele é muito aplicável no dia a dia de qualquer ser humano. Vamos falar um pouco mais sobre cada um de seus princípios.

UTILIZAÇÃO, Separe o necessário do desnecessário, elimine o inútil.

   ser mais organizado

Comece com uma separação clara das coisas que você não usa mais. Jogue fora tudo que não é mais útil ou, se possível, doe para alguém.  Uma ressalva, considere o termo “usar” de forma mais ampla, por exemplo não se desfaça de um souvenir pois o “usa” para lembrar e reviver experiências, ok?  Enfim, elimine os objetos que já não são úteis a você e tenha certeza que esta atitude lhe fará muito bem, gerando uma melhor organização e menos objetos para cuidar.

ARRUMAÇÃO, coloque as coisas no seu devido lugar

tap-791172_1920

Busque organizar suas coisas pelo que mais usa. No caso do seus aplicativos do celular, por exemplo, incluindo os mais utilizados sempre na página inicial. Usar este princípio será muito útil em ambientes onde você precisa fazer uma tarefa que exige muitas ferramentas. Um exemplo clássico é na hora de cozinhar, quão fácil você acessa os temperos, panelas, talheres, etc? Além disso, tente imaginar como seria interessante organizar sua sala, quarto e escritório pensando nas coisas que precisa mais constantemente.

Uma outra dica aqui é utilizar “categorias”. Quanto mais puder categorizar, mas fácil se lembrará de onde estão as coisas e ganhará tempo. Nosso cérebro esta constantemente categorizando coisas e situações, trabalhe com ele.

LIMPEZA, cuide do seu ambiente

cleaning-268126_1920

Um ambiente sujo certamente não lhe apoiará a ser mais organizado. Será muito difícil colocar os princípios acima em prática se seu ambiente esta precisando de uma faxina. Um ambiente sujo gera uma experiência ruim, uma sensação de bagunça que afetará a forma com que convive com seus objetos e ferramentas.

HIGIENE, crie suas próprias regras

laptop-943559_1920

Apesar do nome, esta prícipio esta mais ligado à criação de um processo.  Exemplo, você pode colocar uma regra de sempre que retirar um livro da prateleira o colocará de volta no mesmo lugar após a consulta ou leitura. Ou, sempre que acabar de comer lavar os pratos e assim por diante. Se ficar muito pesado, você pode colocar regras mais “suaves”. Exemplo, toda vez que acabo de comer levo o prato até a pia e, então, antes de dormir ou durante  qualquer tempo livre naquela noite os lavar.

DISCIPLINA, siga suas próprias regras

dart-board-933118_1920

Certamente o principio mais importante. Sem ele, não se pode ir em frente. A sugestão é que você crie suas regras, suas normas, entendo o nível de organização e limpeza que lhe é mais praticável no dia a dia. Pense nisto: o quanto quero isto organizado e o quanto estou disposto a manter esta organização? Baseado nisto, você define suas regras no nível que você as consiga cumprir para ser mais organizado. Sem  não as cumprir, toda a organização se acaba em pouco tempo, certo?

E aí, vamos tentar? Comente abaixo e melhores hábitos para você.

referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/5S


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.