Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Produtividade e Tempo Trabalho

A supermemória: como se lembrar mais de tudo que você aprende

supermemoria

Você já percebeu que após alguns meses, ou mesmo semanas, já não conseguimos lembrar com facilidade tudo que foi aprendido. Livros, estudos, vídeos, palestras, o que foi tão difícil de “gravar” se apaga com tremenda facilidade. A causa deste indesejado comportamento está na nossa limitada capacidade de memorizar tanto conteúdo, ainda mais associado a uma explosão de informação que recebemos para onde quer que viremos os olhos ( ou os ouvidos). Contudo,  ao entendermos como a memória funciona e utilizando as técnicas certas podemos “hackea-la” e construir uma capacidade muito maior de se lembrar de tudo que você já aprendeu. Vamos construir uma supermemória.

 

O modelo Supermemória

A memória de longa duração tem duas características: recuperação, que é quanto a informação está fácil para ser acionada, e estabilidade, que determina quão profundo a informação está gravada em sua mente. Imagine, por exemplo, a situação ao tentar se lembrar de um antigo número de telefone que você possuía e no passado sabia de cor. Pode ser difícil lembrá-lo agora, mas se o ver em sua frente rapidamente o reconhecerá. A informação está ancorada em sua memória ( estabilidade) mas difícil de ser acionada ( recuperação).

 

Quando se está aprendendo uma nova língua o mesmo fenômeno ocorre. Uma palavra que não é tão utilizada vai rapidamente se esquecendo, sendo preciso um grande esforço para se lembrar. Em contrapartida, quanto mais você tem contato com a palavra mais fácil vai ser lembrá-la. Esta é a base da técnica Supermemo, desenvolvida pelo pesquisador polonês Piotr Wózniac.
super memória
O tempo que leva para se esquecer um novo aprendizado pode ser calculado. Ao longo deste processo natural de esquecimento é preciso revisar a informação com determinada frequência, fortalecendo a memória.

 

Na prática

Agora, procure estimular este hábito. No começo pode parecer trabalhoso demais fazer mais esta tarefa, mas o tempo investido aqui será muito menor do que reler ou estudar novamente a informação que deseja aprender.

 

  1. Anote tudo que precise se lembrar, construindo pequenos resumos e fazendo anotações das informações mais relevantes.
  2. Deixe estas informações o mais acessível que puder, seja online ou um caderno que esteja constantemente à mão. Se procura um app para te ajudar recomendo o Evernote, um sistema inteligente e gratuito para arquivar suas informações.
  3. Grave em seu calendário a hora de revisar os conteúdos, seguindo a técnica Supermemo.
  4. Separe um tempo para revisar as informações. Uma revisão rápida não atrapalhará seu dia e os ganhos serão poderosos.

 

O mais comum é tentar procrastinar estas tarefas, mas se for uma informação realmente relevante em sua vida vale a pena o esforço. Comece devagar e vá ampliando esta rotina, leia este texto aqui e veja algumas dicas para a criação de novos hábito. Com a dedicação certa, você irá criar uma memória mais capaz e rápida.

 

Até a próxima e melhores hábitos.


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.