Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • #tbt daquele dia que subi o vulcão e ainda curti esse visual da sua base. Baita desafio, baita aventura, inesquecível! #sejasuamelhorversao #desafio #aventura #viagem #atacama #supere #mude
  • Bora correr hoje? Aproveite o feriado para suor um pouquinho, vai valer a pena. 👊 #running #sejasuamelhorversao #boratreinar #habitos #bemestar #saude #mude
  • Gratidão sem tamanho, mais uma semana saindo constantemente do conforto, conectando com gente incrível e crescendo como profissional. #sejasuamelhorversao #sejagrato #experiences #boston #evolution

Me siga!

Curta no facebook

Produtividade e Tempo Trabalho

A supermemória: como se lembrar mais de tudo que você aprende


Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/felippecle.blog-dominiotemporario.com.br/web/wp-content/themes/herald/core/template-functions.php on line 193
supermemoria

Você já percebeu que após alguns meses, ou mesmo semanas, já não conseguimos lembrar com facilidade tudo que foi aprendido. Livros, estudos, vídeos, palestras, o que foi tão difícil de “gravar” se apaga com tremenda facilidade. A causa deste indesejado comportamento está na nossa limitada capacidade de memorizar tanto conteúdo, ainda mais associado a uma explosão de informação que recebemos para onde quer que viremos os olhos ( ou os ouvidos). Contudo,  ao entendermos como a memória funciona e utilizando as técnicas certas podemos “hackea-la” e construir uma capacidade muito maior de se lembrar de tudo que você já aprendeu. Vamos construir uma supermemória.

 

O modelo Supermemória

A memória de longa duração tem duas características: recuperação, que é quanto a informação está fácil para ser acionada, e estabilidade, que determina quão profundo a informação está gravada em sua mente. Imagine, por exemplo, a situação ao tentar se lembrar de um antigo número de telefone que você possuía e no passado sabia de cor. Pode ser difícil lembrá-lo agora, mas se o ver em sua frente rapidamente o reconhecerá. A informação está ancorada em sua memória ( estabilidade) mas difícil de ser acionada ( recuperação).

 

Quando se está aprendendo uma nova língua o mesmo fenômeno ocorre. Uma palavra que não é tão utilizada vai rapidamente se esquecendo, sendo preciso um grande esforço para se lembrar. Em contrapartida, quanto mais você tem contato com a palavra mais fácil vai ser lembrá-la. Esta é a base da técnica Supermemo, desenvolvida pelo pesquisador polonês Piotr Wózniac.
super memória
O tempo que leva para se esquecer um novo aprendizado pode ser calculado. Ao longo deste processo natural de esquecimento é preciso revisar a informação com determinada frequência, fortalecendo a memória.

 

Na prática

Agora, procure estimular este hábito. No começo pode parecer trabalhoso demais fazer mais esta tarefa, mas o tempo investido aqui será muito menor do que reler ou estudar novamente a informação que deseja aprender.

 

  1. Anote tudo que precise se lembrar, construindo pequenos resumos e fazendo anotações das informações mais relevantes.
  2. Deixe estas informações o mais acessível que puder, seja online ou um caderno que esteja constantemente à mão. Se procura um app para te ajudar recomendo o Evernote, um sistema inteligente e gratuito para arquivar suas informações.
  3. Grave em seu calendário a hora de revisar os conteúdos, seguindo a técnica Supermemo.
  4. Separe um tempo para revisar as informações. Uma revisão rápida não atrapalhará seu dia e os ganhos serão poderosos.

 

O mais comum é tentar procrastinar estas tarefas, mas se for uma informação realmente relevante em sua vida vale a pena o esforço. Comece devagar e vá ampliando esta rotina, leia este texto aqui e veja algumas dicas para a criação de novos hábito. Com a dedicação certa, você irá criar uma memória mais capaz e rápida.

 

Até a próxima e melhores hábitos.


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.