Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • 5600 metros e 5 horas caminhando! De longe o maior desafio que podia ter passado. É frio, venta, tem um gás tóxico que rouba o oxigênio do ar e, com toda essa altitude, você tem dores de cabeça, alguma tontura e o coração quase sai pela boca ao caminhar. É preciso focar na respiração, caminhar devagar e acreditar que você consegue, porque seu corpo está falando o contrário. eu pensei que não ia conseguir diversas vezes, você simplesmente não controla como seu corpo reage a uma condição extrema. Inúmeras pessoas desistem por conta do mal da altitude, mas digo que vale a pena tentar de novo. Não sei descrever quanta alegria senti ao chegar lá em cima! no fim, sobrou cansaço, um tombo, uma luva rasgada e uma gratidão sem tamanho. 👊 #Atacama #desafio #inspiração #viagem #viajar #travel #youcandoit #gratidão #habitossaudaveis #zonadeconforto
  • Tá pegando fogo no frio! Incrível essa paisagem, nunca vi nada igual!#foradazonadeconforto #frio #viajarfazbem #travel #vidasaudavel #atacama #zonadeconforto #aventura #viagem
  • Eu pensava que essa estrada não existia na vida real, era só foto daquelas bem manipuladas, banhada a Photoshop e filtros maneiros. Mas, ver ao vivo não poderia ser mais mágico, seco, desértico e tão colorido quantas as imagens. Conclui que ali, naquele pedaço, o mundo já vinha photoshopado por natureza. #travel #viagem #habitossaudaveis #atacama #inspiracao #viajarfazbem #bemestar #pensepositivo #gratidao #vidasaudavel

Me siga!

Curta no facebook

Trabalho

A Carreira Líquida e a busca pela felicidade no trabalho

procrastinar

Trabalho nunca foi sinônimo apenas de emprego. Trabalho é tudo que intencionalmente colocamos em prática no mundo: fazer um bolo, organizar uma viagem, cuidar da casa.

E, nestas ações, nossa individualidade é exposta pelo que fazemos, como fazemos e como lidamos com as outras pessoas. O trabalho, então, é um canal para nos diferenciarmos, sermos únicos neste mundão de gente e construirmos nossa identidade. Neste contexto, as empresas (e os empregos) fazem parte de apenas uma possibilidade de trabalho, entre tantas disponíveis em nosso dia a dia.  E é aí que as coisas se confundem: não nos limitamos ao que fazemos nas 8 horas por dia dentro do empresa que nos contratou. Somos muito mais do que está dizendo na nossa carteira de trabalho e a nossa carreira, única, só nossa, também é maior do que imaginamos.

 

A Carreira Líquida

A Carreira Líquida, se constrói na era que vivemos hoje: a Modernidade Líquida (teorizada por Bauman), caracteriza-se pelas mudanças constantes, relações mais frágeis, instituições enfraquecidas e identidades transitórias.  Neste universo de liquidez e incertezas, as relações de trabalho e, especialmente, nossa relação com ele muda de maneira constante.  Neste novo formato, portanto, não são as empresas que ditam o tipo de carreira que vamos ter, e sim, cada um de nós.

Características da Carreira Líquida:

  • O foco está na pessoa e não nos cargos.
  • O trabalho é flexível, se molda de acordo com a situação.
  • As pessoas são polivalentes, tem muitos gostos, habilidades e sonhos.
  • A Empregabilidade é mais importante que a Estabilidade.
  • O sucesso vem de dentro, do que é importante para cada um.

Felicidade no trabalho 

Buscamos um trabalho prazeroso, queremos gostar das atividades que fazemos (se não de todas, da maioria). Queremos um trabalho com significado, ou seja, que esteja em sintonia com nossos valores e objetivos. A carreira líquida não dá um caminho, não dá respostas e nem receitas, ela dá possibilidades. E é possível sim ser feliz no trabalho, na própria carreira gerenciada por você.

Todos merecem isso e a sociedade está caminhando cada vez mais para um modelo em que o emprego tem um papel importante, mas senta no lugar do passageiro. Somos nós quem guiamos nossa Carreira Líquida.

 

Como colocar em  prática

felicidade trabalho

O conceito é bonito. Mas e aí? Como que eu, sentadinha na minha cadeira, coloco em prática esta tal carreira Líquida? Tenho que jogar tudo para o alto e me mudar para o coworking mais próximo? Vão algumas dicas:

1.Aprenda sobre si mesmo

Mais que uma habilidade específica (tipo, falar em público) para navegar na Carreira Líquida, você precisa se conhecer. A sua história é um prato cheio para isso. Faça um exercício olhando para as suas principais decisões.

O que as motivaram (fatores internos)?

O que as influenciaram (fatores externos)?

Esta reflexão pode dar dicas valiosas sobre quem você é, o que valoriza, o que não abre mão.

 

2. Faça um raio X do seu trabalho / ocupação atual

Qual é sua relação de troca com o trabalho hoje? Ou seja, o que você recebe de volta pela sua força produtiva. A resposta fácil é salário, mas o que mais?

O que você aprende?

O que você gosta nele? E não gosta?

O que este trabalho tem a ver com você?

Esta reflexão pode te ajudar a entender a importância do trabalho na sua vida e, se você está num momento de insatisfação profissional, pode te abrir os olhos para fatores positivos dele.

 

3. Conheça o Mercado

Converse com pessoas, pesquise, leia artigos.

O que as pessoas estão dispostas a pagar?

O que o mergado está pedindo?

Quais são os novos formatos de atuação (na sua área ou em outras)?

Esta reflexão te ajuda a se localizar em relação ao que está acontecendo no mercado e pode te ajudar a ter idéias sobre uma nova atuação ou sobre “adaptações”no seu trabalho atual.

E finalmente, entenda que sua Carreira Líquida está em constante construção, desconstrução, adaptação e, principalmente, tem o formato que você quiser 🙂


Fotos-Autores-Estefania

Este texto foi uma contribuição especial da Psicóloga e Coach especializada em Carreiras Líquidas, fundadora da Work Up LabEstefânia Barsante. 


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.