Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Criatividade Hobbies

7 motivos para você investir em ter mais hobbies

hobbies

As crianças gostam de usar seu tempo de forma lúdica e prazerosa, mas os adultos com toda a ocupação e correria do dia a dia dificilmente o fazem. Muitas vezes sobra um tempinho aqui e ali. Para alguns, trata-se da famigerada hora de encontrar coisas para “matar o tempo”, normalmente apertando o botão vermelho da tv ou dando vazão ao ócio em uma soneca bem prolongada. Nada contras as sonecas forçadas ou os controles remotos, mas, como alternativa, é possível usar este tempo de forma mais prazerosa, criativa e com benefícios diversos.

 

Através de hobbies você pode deixar de “matar o tempo” e passar para “aproveitar o tempo”, talvez cada segundinho dele. Os hobbies são atividades de alto prazer e que geram imensa vontade de repetir seus bons momentos. Nos mais variados tipos, eles aparecem e enchem a vida de energia. Futebol,  ioga, coleção de pedras vulcânicas raras,  a sua criatividade e vontade mandam.

 

Os benefícios excedem a questão do tempo, o hobby traz coisas consigo ( ao menos muitos deles) diversos fatores positivos que você demora a perceber. Abaixo, alguns dos principais que andei estudando.

 

1. Aprendizado prazeroso

treinar cérebro

Muitas destas atividades são desafiantes. Com o passar do tempo, você começa a ler mais a respeito, buscar novas técnicas e ferramentas que te ajudem a melhorar no hobby. Das situações motoras às estratégicas às educacionais. Uma atividade como esta vai lhe despertar prazer em aprender mais e evoluir suas capacidades. Se é um leitor assíduo, como pode ler mais? Como pode escolher as próximas obras de forma mais assertiva?Se é um corredor dedicado, como pode melhorar seu tempo? Como se preparar melhor?E assim por diante. Um exemplo interessante deste benefício aplicado à carreira, Steve Jobs tinha a caligrafia como hobby durante o colégio, estudou sobre a história da arte e todo o design envolvido nesta atividade. Aprendizados que certamente foram importantes no desenvolvimento de seu futuro.

 

2. Entendimento dos seus gostos 

Pode-se até começar como uma indicação, ou mesmo acompanhando algum amigo, mas com o passar do tempo você só continua firme no hobby se você gosta. Simples, mas ao mesmo tempo com uma mensagem poderosa. Fazendo o que gosta você esta estimulando o seu melhor, é “onde” você se sente bem. O entendimento disto é precioso para escolher como melhorar sua rotina e aumentar o volume de atividades prazerosas em sua vida.

 

3. Atividades físicas 

hobbies

Muitos dos hobbies ainda estimulam inteligências motoras, espaciais e são resultados de atividade física intensa. Ou seja, ao mesmo tempo que sente estar em seus melhores momentos do dia ainda pode estar atingindo a carga de atividades necessária para uma boa saúde. Danças, esportes, jogos, caminhadas para fotografar, treeking, etc. Há muito a explorar!

 

4. Conexão com pessoas do mesmo interesse 

Aos poucos vamos perdendo contato com as pessoas, pelo menos na frequência que planejadamente nos trombamos. Lentamente criamos uma rotina e nos afastamos de pessoas, momentos e, não absurdo, de coisas que fazem bem. Os hobbies podem ser a forma mais natural pra rever seus amigos e conhecer novos, através da fonte motriz de sempre buscar a satisfação pessoal na atividade.

 

5. Libertando sua criatividade

criatividade

Muitos hobbies exigem a sua capacidade criativa à toda velocidade, como artes, fotografia, música, teatro, etc. Mas, não se restringindo a eles, de forma geral os hobbies permitem que sua criatividade seja colocada em prática a cada partida, ou a cada história que tem para contar de um dos seus artigos e conquistas. Com a vida cada vez mais atribulada,  um hobby que desenvolva suas competências criativas pode agir como uma valiosa válvula de escape.

 

 

6. Zona de conforto e a natureza

Sair dos mesmos lugares da rotina é uma chance de sair da zona de conforto. E, além deste enorme benefício, muitos hobbies permitem ainda o contato mais próximo à natureza. Segundo o conceito da Biofilia, popularizado pelo  biólogo Edward Wilson, tendemos a amar mais o vivo e a natureza ao invés dos objetos, estimulando assim nossa satisfação. Em entrevista ao O Globo, Oshifumi Miyazaki, codiretor do Centro para Meio Ambiente e Saúde da Universidade de Chiba, no Japão, reforça:  Parques, jardins, flores, têm efeitos benéficos em humanos. 

 

 

7. O poder do agora 

atividade física

Com o hobby sendo exercitado você se sente em alto grau de satisfação e aproveita os momentos dedicando-se exclusivamente ao agora. É aquela partida, aquele quadro, aquela técnica que está aprendendo no xadrez. A atividade faz com que foque, sem sequer perceber, seu corpo e mente a viver intensamente aqueles minutos de bem estar.

 

Normalmente o hobby surge na curiosidade ou a presença de algum amigo que lhe convide a experimentar. O segredo para quem ainda não sabe muito bem qual é sua atividade favorita é experimentar o máximo possível. Veja as oportunidades que estão a sua frente, converse com seus amigos, leia na internet e dê os primeiros passos para experimentar e quem sabe se apaixonar por uma nova atividade. O hobby pode ser o caminho mais simples e prazeroso de trazer qualidade para a vida e quem sabe “viver o tempo”.

 

Até a próxima e Melhores Hábitos!

 


Comentários

comments

Tags

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.