Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Trabalho

5 dicas para não deixar de evoluir em sua carreira

evolução trabalho

Você sente que esta repetindo tarefas ano após a ano? Cuidado, você pode estar acomodado.

Muitas pessoas se acomodam em seus empregos, permanecendo anos e anos nas mesmas cadeiras, fazendo as mesmas coisas. Um repetição que traz aprendizados lentos e muito risco. Este comportamento pode ocorrer devido a algumas simples razões:

– Não há interesse de aprender algo novo, se o que faz hoje é o suficiente para fazer sua função. 

– Não há vontade de se arriscar em tentar uma nova função, desafio ou emprego, pois não se quer perder a estabilidade conquistada.

– Não quer se mexer na rotina e procura-se preservar a todo custo a zona de conforto.

Se você faz estas coisas conscientemente, sabe o caminho perigoso que está traçando. Se você nem sequer percebeu estas situações, é hora de avaliar melhor sua relação com o seu futuro profissional.

Estava assistindo ao canal do CaseyNeistat no Youtube e fiquei surpreendido como de uma forma simples ele pôde explicar um cenário comum de evolução profissional. Então decidi replicar o conteúdo para vocês.

 

 

zona de conforto
Você possui uma linha de valor pessoal ( vertical), que é sua educação, experiências e competências. Possui também uma linha de tempo ( horizontal), em termos de empregos e desafios. Cada vez que você aprende e se desenvolve você adiciona valor a si mesmo e isto possibilita que conquiste mais, que evolua, podendo estar apto a mudar emprego, projeto ou função. No novo emprego você evolui e ganha mais competências, criando um ciclo de crescimento de valor.

Cada vez que você aprende e se desenvolve você adiciona valor a si mesmo e isto possibilita que conquiste mais, que evolua, podendo estar apto a mudar emprego, projeto ou função.

O problema é quando seu valor para de crescer. O mundo se move rápido, o mercado também. Se seu valor não cresce, na realidade ele decresce. Cedo ou tarde, você será ultrapassado pelo mercado como um todo. As tecnologias, metodologias e demandas mudam e é preciso se adaptar rápido.

Manter a mesma função “para sempre” não significa necessariamente parar no tempo, mas vai ser preciso muita força de vontade para manter-se aprendendo e se adaptando ao mundo.

 

Para ajudar, abaixo seguem algumas poucas dicas para manter a evolução profissional na linha:
1. Continue a aprender sobre sua área

trabalho
Você tem muitos meios e a internet toda para isso, além de seus contatos profissionais. Se possível, procure ser mais ativo, participe de eventos, escreva e compartilhe sobre o que domina.

 

2. Desenvolva sempre sua capacidade de lidar com pessoas
Praticamente todo o trabalho envolverá de alguma forma competências no trabalho com pessoas. Evoluir neste sentido é fundamental.

 

3. Não tenha medo de tentar

tentar

Busque sempre avaliar quando você tende a ficar na zona do conforto para tomar decisões em sua carreira. Ficar parado pode te trazer conforto hoje, mas não é garantia deste mesmo no futuro.

 

4. Aproveite sua rede de contatos
Muita gente acha que manter contato profissional pode ser algo falso, onde todos tem segundas intenções, ou vender algo ou arrumar uma vaguinha em algum lugar. Mas, não se limite com isto, a coisa mais rica que uma boa rede de contatos vai lhe trazer são aprendizados. As oportunidades de carreira que aparecem são muitas vezes só uma consequência de um relacionamento sadio de aprendizado.

 

5.Sempre procure por oportunidades

ser produtivo
Em todo negócio, trabalho ou mercado há oportunidades. Se você estiver atento, certamente encontrará algo que lhe desafie e permita sua evolução. Isto pode ser até mesmo em seu emprego atual, fique de olho!

 

E, você, acha que estagnado ou evoluindo? Comente.


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.