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5 dicas para criar e mudar hábitos agora

mudar habitos

Parar com algum mau hábito ou criar um novo hábito sempre foi um grande desafio para qualquer pessoa. Usamos nossa incrível capacidade de mudar nossos próprios comportamentos para conseguir resultados diferentes e assim sermos mais felizes, ou simplesmente atingirmos nossos objetivos. Mas, de tanto tentar, sabemos que a capacidade de mudar não é lá tão parruda assim. E, escorregada após escorregada, já não está tão fácil escolher o brócolis no almoço, a preguiça vem apertando na hora de ir para academia e o Inglês está mais parecendo língua alienígena.

Então, reuni neste artigo algumas dicas de como você pode se manter firme nos seus novos e melhores hábitos.

 

Mas quanto tempo preciso para mudar hábitos?

 

Muitas publicações afirmam que é preciso pelo menos 21 dias seguidos fazendo o novo comportamento para a criação de um novo hábito. Atingindo esta “corrente” de 21 dias a mudança se tornaria algo natural para você. Mas, na realidade, esta afirmação é bastante controversa.  Esta citação foi cunhada muitos anos atrás para descrever a adaptação do corpo a uma mudança relacionada à cirurgia plástica. Com o tempo passou-se a utilizar em um novo contexto, que não necessariamente reflete a realidade da criação de novos hábitos.

 

Contudo, pesquisas mais recentes (Lally, van Jaarsveld, Potts, & Wardle, 2010) mostraram um novo número mas factível com a adoção de novos hábitos. Após testes com diversas pessoas, foi constatado que um número médio de dias para a formação de um hábito foi de 66 dias, variando um pouco entre as pessoas.

 

E, agora que já saber por quanto tempo terá que seguir, vamos a algumas dicas práticas:

 

1- Encontre seus gatilhos:

 

hábitos matinais

 

O hábito é formado por gatilhos, rotinas e recompensas, como escreveu Charles Doghh em o Poder do Hábito. Tente entender quais os gatilhos que despertam o hábito que quer parar, ou quais gatilhos podem lhe ajudar a realizar um novo hábito.  Por exemplo, toda vez que fica com ansiedade lhe da vontade de comer um chocolate, este é o seu gatilho: ansiedade. Pense em como evitar gatilhos que despertem maus hábitos ou como, após o gatilho, trocar o comer um chocolate por outra atividade como, por exemplo, correr. Pode parecer estranho, mas tudo esta ligado ao que você vai sentir depois, a sua satisfação. Se correr não funcionar, tente outra coisa.

2- Entenda suas recompensas

mudar habitos

 

Após a conclusão de um certo hábito, como o comer chocolate, sempre há uma recompensa. Se você corre, se sente bem. Se você toma café, relaxa. Se você roe as unhas, fica menos ansioso. E esta recompensa vai falar bem alto da próxima vez que for iniciar uma rotina. Então, repare quais recompensas está tendo com a nova atividade e as valorize para manter a rontina ainda mais forte.

3- Crie o ambiente adequado

mudar habitos

A motivação que você precisa para começar uma nova rotina pode estar no ambiente. Crie um ambiente ideal para você relaxar e ler, compre roupas que te façam sentir um esportista. Transforme seu local de trabalho ou atividade para receber este novo hábito que está trabalhando. Pode parecer algo inútil, mas pode ser o empurrão mental que você precisa.

4- Tenha disciplina, não quebre a rotina

mudar habitos

Mesmo que voce faça só 10% do que havia prometido fazer, faça-o. Deixe seu cerébro se acostumar com a nova rotina e pense nos ganhos no longo prazo. Se for para ficar só alguns minutos na academia, vá mesmo assim. Com o passar dos dias vai ficando mais e mais natural.

5- Acompanhe seu progresso

 

rewire

E para acompanhar seu progresso no novo hábito existem diversos aplicativos que podem lhe ajudar. Abaixo seguem duas recomendações:

  • Rewire 
  • Habit Streak ( iOS e Android)

 

Vamos mudar de hábitos?

 

 


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