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Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

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Saúde

5 simples mudanças para você começar uma alimentação saudável

alimentação saudável

Uma alimentação saudável produz resultados além do espelho. Sentir-se mais confiante com uma boa aparência, ter mais energia para os desafios do dia a dia e manter um corpo com saúde tem tudo a ver com as mudanças que você faz na forma de comer.

Abaixo, listei 5 dicas para você começar a melhorar sua forma de comer ainda hoje.

1 –  Programe antecipadamente o que vai comer

alimentação saudável

 

Quando você já sabe o que irá comer, escolhe melhor os lugares, faz compras mais certeiras e, até mesmo, já prepara sua refeição antes da fome chegar. Este pequeno hábito muda radicalmente o acesso que você tem às comidas que se arrependerá posteriormente de ter ingerido. Prepare-se melhor, pense um pouco sobre o assunto durante a semana e você já irá perceber melhoras em suas escolhas.

2- Evite os exageros, mesmo que seja difícil

Ta bom, ninguém é de ferro, mas você pode tentar um pouco mais, certo? Aquelas gostosuras, aqueles rodízios, aqueles doces que parecem te  chamar pelo apelido carinhoso não podem ser tão fortes. Toda vez que você exagera, cria um estoque de energia que dificilmente vai utilizar. Uma montanha a ser processada, um trabalhão para seu corpo lidar.  Seu corpo fica mole, lento e sua produtividade vai as cucuais. Se feito com frequência seu corpo pode se acostumar a este estado, gerando um ciclo negativo que prejudica, também em excesso, sua saúde.

Para uma alimentação saudável procure comer coisas que não fazem tão bem em uma baixa frequência. Se privar pode ser muito chato,  contudo mais chato será sentir-se doente.  Se perceber que comer besteiras esta começando a se tornar um hábito,  acenda a luz amarela e retome seu pensamento.

E se a fome for emocional leia isto que já cometei por aqui.

 

3- Evite ficar muito tempo sem  se alimentar

alimentação saudável

 

É importante começar a adotar em sua vida é de  fracionar sua alimentação em menos refeições durante o dia. Ou seja, ficar sem ficar aquele tempão sem comer.  Isto vai te ajudar a prevenir de fazer exageros, já que ficar muitas horas sem comer causará um apetite demasiado. Além disto, muito especialistas afirmam causar um certo abrandamento do metabolismo e menor queima de calorias, somando-se a isto, e prolongado-se o tempo de jejum, dores de cabeça e tontura. Enfim, seu corpo não vai estar funcionando em seu total potencial. Livre-se deste problema e sempre tenha algum snack por perto ( de preferência com baixo teor de açúcar).

 

4- Mastigue mais e coma devagar

O processo de digestão começa com a saliva. Quanto mais você mastiga e calmamente engole sua comida, mais fácil o trabalho para o seu sistema digestivo. Fazendo isto, você estará ativo mais rapidamente e com a saúde digestiva lhe agradecendo. Além disto, ao mastigar mais, naturalmente você comerá mais devagar e seu cérebro perceberá mais rapidamente quando atingiu sua satisfação, evitando a ingestão de mais e mais comida desnecessariamente. Enfim, alguns quilinhos podem ser economizados fazendo disto um hábito.

 

5- Opte por carboidratos de lenta digestão

carboidrato

Carboidratos de lenta digestão são capazes de dar um guinada em seus hábitos alimentares, permitindo controlar melhor a fome,  contribuir com a sua saúde e de quebra ajudar no emagrecimento.   Uma mudança que nem sempre é complicada de se por em pratica e sequer prejudica o sabor das delícias de sua alimentação.

Quem são eles?

Pão integral, batata doce, mandioca, mandioquinha, arroz e macarrão integral, etc.

Por que são diferentes?

Todo Carboidrato que comemos( arroz, pão, batata) libera certa quantidade de açúcar no nosso sangue, este açúcar é energia que precisamos. Se liberar muito de uma vez e você não usar toda esta energia, você ganhar um estoque de energia ( novas gordurinhas). Se, de forma diferente, ir liberando energia aos poucos e você também ir gastando ela aos poucos,  esta “conta” fica mais equilibrada. Calma isto não é uma regra, afinal se você precisar de muita energia não há problemas em seguir com o carboidrato simples( arroz branco..) mas nos demais casos vale investir em  carbos de lenta digestão.

 

Converse com quem sabe mais

Como sei que você quer fazer direito e se esforçar para este hábito durar de verdade, busque um nutricionista e veja como revolucionar seu cardápio semanal. Acredite, se pelo menos você começar a discutir a forma que come já será um grande avanço e você pode descobrir muita coisa legal. Quebre um pouco aquele pensamento de que ir a um nutricionista significa mudar tudo de uma vez e seguir uma listinha restrita de alimentos, pense mais em um consultor que pode te ajudar a mudar devagar seus hábitos.  Não procrastine esta tarefa e dê um up na sua saúde.

Estas são simples mudanças  que você pode começar agora, experimente. É só o primeiro passo para criar melhores hábitos em sua alimentação. Um organismo equilibrado e forte tem mais energia e te permite fazer mais, certo?

Até a próxima e melhores hábitos.


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