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Felippe Alves

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Saúde

20 dicas para dormir melhor e ter mais foco

dormir melhor
Começar bem o dia tem tudo a ver com a forma que terminamos o dia anterior. Uma boa noite de sono vai ser o combustível para dar toda a energia e foco que precisará em um dia cheio de atividades conquistas.

Começar bem o dia tem tudo a ver com a forma que terminamos o dia anterior. Uma boa noite de sono é o combustível para dar toda a energia e foco que precisará em um dia cheio de atividades e conquistas.

Mas, dormir bem é quase uma arte, tão difícil é no dia a dia conseguir atingir a quantidade de horas necessárias e, além de tudo, manter uma boa qualidade no sono.

A primeira questão a fazer é: quanto eu preciso dormir?

Cada pessoa tem sua quantidade necessária, há pessoas que precisam de 9h, já outras apenas ( acreditem) 4 horas. Contudo, um estudo da fundação nacional do sono (EUA)  recomenda a um adulto médio entre 7h e 9h  de sono por dia.  O ideal é tentar analisar no seu dia a dia se você esta se sentindo bem e disposto. Tente relacionar com a quantidade de horas dormidas e assim encontrará o seu ideal. Mas, fique a atento, dormir demais também não é nada bom. Ficar aquele tempinho a mais dormindo pode prejudicar seu desempenho, afirma o psiquiatra Dirceu Valadares, especialista em medicina do sono pela Universidade da Califórnia.

Contudo, conseguindo dormir a quantidade que seu corpo precisa, há ainda mais um fator importante: a qualidade deste sono.

Pensando nisso, reuni neste artigo 20 dicas bastante úteis para você  dormir melhor e exercitar esta hábito.

dormir melhor

 

 

1.  Evite as telas de celular e da televisão.

As luzes que emanam destas telas nos despertam. “Sabemos do trabalho anterior que a luz das telas à noite altera a sonolência e o estado de alerta, e suprime os níveis de melatonina,” Dra. Anne-Marie Chang, neurocientista da Divisão de Desordens do Sono do BWH

 

2. Crie um alarme da hora de ir dormir

Esta é uma ideia simples, para não perder a hora de ir para cama. Tudo começa aqui.

 

3. Ajuste a iluminação


Preste atenção a iluminação do seu quarto. O ideal é que esteja escuro, qualquer luz a noite pode atrapalhar seu sono

 

4. Evite os ruídos

Para os ruídos é  a mesma coisa. Aqui mais uma vez, para dormir melhor nada de Tv ligada.

 

5. Mantenha uma temperatura agradável

Um quarto muito quente ou muito frio pode atrapalhar seu sono. Nem sempre temos o controle da situação, mas preste atenção neste fator e faça o que for possível, como abrir a janela  ou usar muitas cobertas.

 

6. Corrija sua posição

Durma de lado ou com a barriga para cima. Evite dormir de bruços, a coluna quase sempre fica torta e pode lhe gerar torcicolos e dores nas costas.

 

7. Uma música para pegar no sono

Apesar de precisarmos evitar o ruído, com a música é outra coisa. Além de uma música calma poder te ajudar a pegar no sono um estudo feito pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, concluiu que também há melhorias para a memória.

 

8. Mensure a qualidade do seu sono

Ultra_Sleep_Patterns

Uma dica importante é tentar mensurar seu sono, entendo a qualidade dele. Isto é possível através de alguns aplicativos ou pulseiras especiais, como a fitbit.

 

9. Vista-se para a ocasião

Básico, certo? Fique bem confortável e lembre-se de não usar algo que vai lhe dar calor.

 

10. Capriche no colchão

O colchão também tem um papel fundamental. Invista em um bom, o que esta em jogo é qualidade do seu sono, sua saúde e a produtividade dos seus dias.

 

11. Cuidado com a alimentação antes de dormir

Comer algo pesado certamente não vai ajudar. É mais um motivo para seu corpo estar a toda digerindo aquela refeição e  não vai lhe dar a tranquilidade necessária para uma boa noite de sono.

 

12. Não beba muito líquido antes de dormir também

rotina matinal

Interromper o sono pode estragar sua noite, pausando um momento importante de um sono profundo. Não beba muito líquido e evite acordar no meio da noite.

 

13. Sem cafeína a tarde

Experts recomendam diminuir o café já a tarde para que ele não te prejudique a noite.

 

14.Tente não se exercitar pouco tempo antes de ir para a cama

Ir dormir com o corpo muito alerta pode não funcionar, demorando para entrar no sono que te recupera de fato.

 

15. Tente não ler na cama também, prefira o sofá ou uma poltrona

Não use a cama para ler, prefira uma poltrona. Separe as atividades e dê foco no seu sono. Esta separação vai ajudar a dar foco na sua leitura também.

 

16. Tire seu animalzinho da área

Pode parecer legal, mas a cada balançada de cauda ou passeio pelas cobertas pode ser o suficiente para interromper seu sono.

 

17. Tente separar os cobertores 

Se dorme com alguém, uma boa ideia é separar os cobertores. Assim, é mais fácil de evitar o estica e puxa noturno.

 

18. Substitua seu travesseiro a cada 18 meses

Assim você garante seu bom funcionamento.

 

19. Não utilize os ” 5 minutos mais”.

Se você ficar em um ciclo de acorda e dorme, certamente vai prejudicar a qualidade do sono . Tenta colocar o alarme para a hora certa e acostume seu corpo com ela.

 

20. Procure uma terapia se estiver com muitas dificuldades 

Não perca tempo, se precisar de ajuda procure agora. Dormir melhor  pode ser um fator decisivo na qualidade da sua vida, certo?

 

Espero que  algumas destas dicas possam te ajudar. Vá testando aos pouquinhos e avaliando os resultados e a facilidade de adotar o hábito.

 

Melhores hábitos!

 


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