Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Produtividade e Tempo

10 hábitos para ter mais produtividade na vida

produtividade

A cada dia cresce a necessidade para cuidarmos melhor do nosso tempo. Seja no trabalho, que exige um caminhão de tarefas em períodos cada vez menores, ou seja na vida pessoal, na busca de conquistar sonhos de forma cada vez mais rápida. Lidar com está cenário não é nada fácil, é preciso equilibrar estas necessidades com seu limitado tempo e energia  e, obviamente, sua vontade de realização.  Mas se você busca atingir a performance que sempre quis  e levar uma vida menos estressante, investir nas técnicas certas de produtividade e estimular seu pensamento sobre o assunto pode fazer toda a diferença.

 

Nos últimos anos, venho estudando diversos princípios de produtividade e experimentando as mais diversas técnicas em meu dia a dia. Então, decidi escrever e compartilhar com você as 10 principais técnicas e hacks que geram, na minha opinião, os maiores resultados. Ao fazer uso delas de forma contínua por tanto tempo, as incorporei como hábito e hoje posso colher os benefícios de me sentir muito mais produtivo e menos estressado.

 

Confira as dicas abaixo, você pode começar a se inspirar em tentar algumas coisas hoje mesmo.

 

1- Anote T-U-D-O que precisa fazer

supermemoria

Isto mesmo, TUDO em caixa alta. Por 3 motivos indico este como passo inicial. Primeiramente, esta ação não o deixará que algo importante passe desapercebido.  Ser produtivo é usar seu tempo e energia de forma mais eficiente possível, produzindo coisas importantes e que gerem valor. Você pode facilmente trabalhar muitas horas em diversas tarefas e gerar pouco valor, só aumentando a lista  de coisas importantes para o futuro.   O segundo motivo é que gera muito menos stress saber que tudo que você precisa fazer esta anotado e pode ser consultado a qualquer momento.  Por fim, esta lista grande das mil coisas que você tem pra fazer vão ser a base pra que consiga priorizar o mais importante a cada momento e seguir nas dicas abaixo.

2-   Faça listas de tarefas

Agora, abra o baú das suas tarefas ( aquelas mesmas que anotou tudinho) e coloque na prioridade adequada para seu dia, semana e mês. As listas de tarefas podem ser feitas no caderno ou usando apps e serão uma grande companheira durante seu dia. Por exemplo, se você sinalizou que hoje tem 7 tarefas importantes, durante o dia, dependendo de sua energia ou disponibilidade, pode ir remanejando livremente e riscando o que já foi feito.  Do ponto de vista comportamental, é interessante ressaltar o prazer gerado ao riscar todas as tarefas do dia, fazendo com que você se sinta mais produtivo e realizador e contribuindo para fortalecer este hábito.

3- Aposte nos calendários

Tenha um calendário e anote dele tudo que há de importante  a ser realizado em determinado dia. O calendário ajuda a ter uma visão mais clara de projetos mais demorados e também a não esquecer de alguma pendência que ocorrerá exclusivamente em um dia específico. Mas é importante não fazer fazer do calendário sua lista de tarefas, manejar tantas tarefas em todos os dias de um ano ou mês vai ser complexo e não vai te deixar mais produtivo.  Sugiro que use os dois conjuntamente,  o calendário e seus eventos importantes vão pra lista de tarefas do dia, assim é muito mais fácil de organizar as tarefas sem perder datas importantes.

4- Se leva 2 minutos, faça agora

produtividade

David Allen traz esta técnica genial do seu método Get Things Done. Simples: se existe uma tarefa que você teve contato e sabe que precisa fazer não a anote ainda. Primeiro avalie: demora menos de 2 minutos para eu fazer isto? Se sim, faça.  Se não,  anote na  lista de tarefas para fazer depois. Esta técnica ajuda a deixar a lista de tarefas filtrada com as coisas mais importantes e te ajuda a manter a ação. Quando mantemos um bom nível de ação, a inércia de já estar com a mão na massa ajuda a procrastinarmos menos.

5 – avalie sempre se você é a pessoa certa para fazer a ação

Para todas as tarefas que vai fazer se pergunte: sou mesmo eu que devo fazer isto? Muitas tarefas podem ser delegadas para pessoas mais indicadas a elas, ou ainda a tarefa pode não ser algo tão importante que você precise mesmo fazer naquele momento, sendo plausível que você diga não à tarefa e foque nas tarefas mais importantes, pelo menos no momento atual.

6- Planeje tempo para planejar

Está bem, preciso planejar meu dia, mas esqueço sempre e já começo fazendo minhas tarefas. A dica aqui é planejar um tempo para esta atividade.  Crie o habito de revisar todos os dias, pode ser  10 ou 15 minutos e você já estará com um bom guia para ser produtivo nas horas que irão seguir. A sugestão é fazer isto antes de começar o trabalho ou no dia anterior no final do dia.

7- Teste novos sistemas de Produtividade

produtividade

Há muitos sistemas disponíveis que fazem papel coadjuvante na vida mais produtiva. Algumas pessoas preferem painéis visuais, outros gostam de soluções em texto, tem quem prefira o papel e tem que não desgrude dos apps. Teste diversos sistemas, acompanhe o blog que sempre há boas dicas.  Alguns posts:

8- Quebre as tarefas em partes menores

Há dois tipos de planejamento produtivo: horizontal e vertical. Planejar de forma vertical são os projetos. O ideal é quebrá-los em tarefas menores, mais fáceis de serem iniciadas e  realizadas.  Desta forma, você não precisa fazer tudo de uma vez, preservando sua energia e entregando melhores resultados. Mas o maior beneficio é que esta técnica ajuda fortemente no combate à procrastinação, com tarefas mais simples você se coloca rapidamente em ação.

9 – Cuide da sua energia

produtividade

 

Nós temos dois recursos limitados para agirmos em nossas vidas: tempo e energia. Mesmo que você possa fazer uma gestão impecável do seu tempo e organize todas as tarefas com a prioridade mais eficiente ainda será preciso ter a energia necessária. Baixa energia é prelúdio para procrastinar, adiar, empurrar com a barriga. Tente se lembrar quando se sentiu no ápice da sua energia, veja como qualquer tarefa fica mais simples e é encarada com naturalidade quando esta se sentido assim. Fiz um post completo sobre assunto aqui: antes de gerenciar tempo gerencia sua energia.

 

10 – Cuide da sua organização

Por fim, um hábito que suporta os demais. Um ambiente organizado é um agente facilitador de produtividade. Ele é coadjuvante, mas faz bastante diferença. Quanto tempo você não perde procurando coisas em suas pastas virtuais, arquivos físicos, celular, e-mail, etc. Cada dia que passa temos novos “repositórios” em nossas vidas, do Smartphone com mais memória à aquele caderno que anotamos algumas coisas durante uma ligação. Estes caras vão sugar sua energia e tempo na hora de encontrar alguma coisa importante e  afetar sua atividade priorizada. Sendo assim, pense em criar um ambiente que te facilite: menos objetos, menos repositórios, menos bagunça e, se possível, bem categorizados. Um post aqui para ser mais organizado.

 

Agora é hora de colocar em prática. Teste os princípios e aprendizados acima e me escreva sobre sua experiência.
Até a próxima e melhores hábitos.


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.