Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Contando os dias para cair no mar.  Esse foi um daqueles dias que você não esquece, e pensar que já passaram 7 anos. Engraçado como há espaço para gravar os poucos segundos de uma única onda na memória.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Posso estar cansado, doente, sem tempo, até de ressaca, mas praticar esportes, mesmo que seja um pulo ali na academia, é fundamental pra manter uma vida de qualidade. 5 vezes na semana no mínimo, preferencialmente todo dia, para mim é remédio e suporte para os maiores desafios.  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Um pouco de pé na grama e uma brincadeira dos tempos da adolescência. Ainda sei uns truques na copoeira.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Hobbies Produtividade e Tempo

10 dicas para ler mais livros e o que eu aprendi lendo 1 por semana

ler livros

Antes de mais nada, não foque na quantidade. Guarde esta frase, amigo leitor.

Eu sempre gostei de ler livros mas confesso que apesar de regularmente comprá-los e, até regularmente ganhá-los, na realidade lia somente 4 ou 5 exemplares inteiros em um ano. Perceba que por “inteiro” eu quis me referir  ao quanto às vezes era penoso acabar um livrinho sequer. Cada livro era como se entrasse em um novo relacionamento – daqueles difíceis. A gente tinha bons momentos, mas muitas crises. Eu fugia o quanto dava, às vezes terminava bem, na maior da parte das vezes o relacionamento seguiu aberto.  Acontece que, após o início  em romance avassalador, logo outros assuntos tomavam prioridade em minha vida.  

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro. Henry Thoreau
 Eu não seguia lendo, mesmo sabendo da importância e prazer que me dava investir horas naquelas páginas branquinhas. Estava claro meu gosto à leitura, o problema mesmo era o hábito. Então,  neste ano resolvi mudar este comportamento de vez e após 4 meses já atingi um bom ritmo, lendo 19 livros, pelo menos um por semana.

Se você também sente que precisa construir este hábito, confira as dicas abaixo e se beneficie deste incrível comportamento.

POR QUE LER MAIS LIVROS?

10 mil livros, é o que um aposentado de 95 anos morador de Sorocaba confessa ter desfrutado em toda sua vida. Não sei bem em quanto chegarei lendo um livro por semana ( na verdade, fiz as contas agora e levariam,  neste ritmo, 192,3 anos). Mas, mesmo assim, estou tranquilo e satisfeito com meu hábito atual, talvez não chegue aos 10k, mas consigo ler e aprender como nunca, além de ter um momento diário de enorme prazer. Como eu disse,  amigo leitor, não foque na quantidade e sim no hábito de leitura, buscando adaptar a sua realidade, gosto e necessidade. Abaixo, vou lhe explicar meus aprendizados e hacks desenvolvidos nos últimos meses ao buscar ler um livro toda semana.

 

10 DICAS PARA LER MAIS LIVROS

Para ler mais, com maior frequência, vamos às técnicas que eu testei.

1. Dê uma chance aos livros eletrônicos ( kindle, etc)

ler mais livros kindle

Livros eletrônicos realmente podem mudar os hábitos de leitura, mudou o meu, e o segredo está na design e na usabilidade. A usabilidade é a forma com a qual utilizamos os objetos que nos entregam alguma utilidade, ou serviço. Por exemplo, uma porta serve para acessar um outro ambiente ( utilidade) e ao puxar a maçaneta (usabilidade) conseguimos sair ou entrar.  Um livro não é diferente. Ele é o meio para termos acesso aos conteúdos que queremos ler. Então, a usabilidade do livro é sim muito importante para o hábito da leitura. Quantas vezes você já não reclamou do peso nas mochilas? Ou da luminosidade de uma tablet que cansa a visão ao ler por muito tempo? Ambas situações, peso demais, luz demais, formam a usabilidade do objeto.

Por que eu recomendo utilizar livros digitais?

A usabilidade de um livro tradicional, para mim, traz alguns reflexos negativos. Primeiro, fica muito pesado, dependendo do exemplar, de se carregar o dia todo consigo.  Se você estiver lendo 2 livros ao mesmo tempo então, cuidado com os ombros e costas. Os livros eletrônicos quase não pesam, sendo extremamente portáteis. Segundo,  se eu quiser relembrar alguma coisa dos livros que li, preciso buscar em minha estante, e acontece, como é de se esperar,  que nem sempre estou próximo dela. Com os livros eletrônicos é possível carregar centenas de exemplares sem qualquer prejuízo nas vértebras ou paredes. Um outro ponto é a ergonomia. Ler sentado em uma poltrona nem sempre é uma realidade durante o dia, com um livro pesado e grande em mãos, certamente vai ser um motivo impactante na hora de decidir iniciar a leitura ou mesmo continuá-la por mais algumas páginas.  Além disto, com o livro eletrônico pode-se ler sem nenhuma  luz de apoio, o que pode ajudar muito na leitura na cama, por exemplo. E, por fim, ( muito importante para mim) é muito mais fácil sublinhar e destacar os trechos que gosto de reler ou reviver de uma obra. Uma mão na roda também para fazer resumos e estudar algum assunto. Salvo todas os trechos preferidos dos meus livros lidos no Evernote, permitindo total acesso a eles, em qualquer lugar, mas isto é papo para um post futuro. Já um dos meus medos, que era a usabilidade de ler com uma tela brilhante, realmente não há impacto. Em muitos leitores digitais, a experiência das cores e definição das letras é bastante similar a um livro comum.

Resumindo,  ler um livro tradicional é ainda preferência para muitas pessoas mas, para mim, com exceção de livros de fotografia e artes, ou aqueles que as imagens são muito importantes, aposto nos livros eletrônicos para fortalecer o hábito de leitura. Então, se você quer dar um up na leitura, pelo menos experimente e veja se a usabilidade vai fazer a diferença. O único lado negativo é a bateria, mas fique tranquilo, por ser um material sem cores, dura o suficiente para a semana toda.

 

2. Coloque metas de leitura, mas não exagere em quantidades

ler mais livros

É importante colocar metas, elas ajudam a começar um hábito e quando atingidas dão um sinal positivo de sucesso, reforçando o comportamento.. Em termos de metas, você tem duas possibilidades: quantidade de tempo lido, quantidade de livros lidos. Neste caso, tive um grande aprendizado ao tentar ler um  livro por semana. O ideal é você separar algum tempo de leitura e buscar atingir esta meta, por exemplo, ler 30min por dia. A meta no tempo vai te libertar da necessidade de finalizar desesperadamente um livro e até ler outra coisa quando quiser. Ao buscar um livro por semana, eu muitas vezes desvirtuava o processo de ler só para acabar logo com aquelas páginas e, por fim, não me lembrava muito o que tinha lido.  Se você quiser seguir com a quantidade de livros lidos e isto funcionar para você vai em frente, mas saiba que você pode escolher um outro caminho.

 

3. Crie listas por assuntos dos seus próximos livros

Faça listas dos livros que gostaria de ler, isto motiva bastante e deixa a chama do habito sempre em bom nível. Use um caderno ou qualquer bloco de notas e tente ver esta lista com alguma frequência. O mais interessante ainda é criar categorias, por exemplo: livros interessantes para o trabalho, livros interessantes para meu hobby favorito, romances, etc.

 

4. Defina um horário e lugar pra ler.

ler mais livros

Voltamos a usabilidade, um bom lugar para ler pode ajudar muito no hábito. Um ambiente que facilite, com luz e ruído adequado permitem maior concentração e vai te deixar bem mais a vontade de repetir a rotina. O horário ajuda como gatilho para fortalecer o hábito. Se, por exemplo, você decide ler todos os dias após o jantar, é bem provável com em alguns dias, leia sobre hábitos aqui, sentar para ler se tornará automático.

 

5. Tenha sempre um livro e maximize seu tempo em stand by

Quantas vezes já não ficou em uma fila sem nada para fazer? Ou mesmo no transporte público, ou ainda na padaria tomando café? Ter um livro sempre de fácil acesso vai permitir que faça sua leitura do dia em momentos que sequer imaginava. Ao fazer isto, consegui incluir alguns minutos todos os dias em minha leitura, reforçando o hábito.

 

5. Troque o celular na cama pelo livro

ler mais livros

Um hábito bastante ruim é ficar com o celular na cara antes de dormir. A luminosidade da tela vai manter você despertado em um momento, julgo eu, que gostaria de estar pegando no sono. Mas, mesmo quando ainda quer passar alguns minutos zapeando os apps, provavelmente você vai acabar dando scroll uma infinidade de vezes em timelines do face e insta, ficando a mercê de qualquer conteúdo e só passando tempo. Experimente colocar um livro na cabeceira da cama, algo realmente interessante, e quando o gatilho de ficar fuçando no celular aparecer, troque o aparelho pelo livro. Com o tempo vai ser natural buscar por ele.

 

6. Coloque uma mensagem  no controle remoto.

ler mais

 

Este hack é simples, mas funciona. Pelo menos, você se lembra do que deveria estar fazendo sempre que prefere a TV. A ideia não é deixar de ver TV( falamos sobre isto neste post) e sim relembrar se aquela era mesma a hora certa para o livro ou para a telinha.  Já há quem seja mais radical, segundo o comediante Grouch Marx: “Para mim, a televisão é muito instrutiva. Quando alguém a liga, corro à estante e pego um bom livro para ler.”

 

7. Desista de livros que te desmotivem

O importante é ler. Se você ficar travado em alguma leitura, desanimado pelos caminhos que o tema ou história levaram, não cometa o erro de querer terminar para “contar” mais um livro lido. Não importa quantos livros você lê, o importante é ler.

 

8. Visite livrarias, tire foto do que gostar

O hábito de visitas livrarias é bastante similar ao hábito de visitar a home do Netflix. Há uma série de conteúdos bacanas em toda a parte e sua missão é achar o mais legal para aquela hora. Verdade que muitas vezes ficamos horas buscando algo e acabamos por não assistir nada, mas, mesmo assim, visite livrarias e veja se algo te chama atenção, desperta sua curiosidade e sentimento de que vale a pena ler.

 

9. Converse sobre o que leu

Ler mais aumentará rapidamente seu repertório e, logo, os assuntos vão brotar naturalmente nas conversas por aí. Mas reforçar o que você leu, tanto ajuda a memorizar o aprendido quanto a motivar você a ler mais.

 

10. monitore seu hábito com o tracker

habitos

Como já trouxe em outros posts, recomendo você acompanhar seu novo hábito de forma física. Ou seja, no papel e caneta “mermo”. Baixe o pdf aqui, cole em algum lugar que consiga ver todos os dias e só seguir em frente.

Reforçar o hábito da leitura é essencial para aumentar o repertório cultural e se abrir a novos conhecimentos,  diariamente. Além disto, é muito divertido! Não se preocupe com a quantidade, mas se esforce para ler um pouquinho por dia. Com as dicas acima  eu tenho certeza que você vai dar um up neste relacionamento com as páginas. Só não vale esquecer e deixar o hábito enfraquecer, desaparecer ante outras “prioridades”.  Como diria Mario Quintana, os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.

 

Até a próxima e melhores hábitos


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.