Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.

Instagram

  • Fim de semana incrível, natureza, surf, cachoeira e os brothers.  #habitos #natureza #nature #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #healthy #saude  #vidasaudavel #academia #bemestar #surf
  • Bora treinar!  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #academia #bemestar
  • Fim de semana de surf! O coisa boa!  #habitos #saude #qualidadedevida #vidasaudavel  #photooftheday #amazing #selfie #cool #foco #motivação #determinação #fitness #fitnessblog  #surf #bemestar

Me siga!

Curta no facebook

Produtividade e Tempo Saúde

10 coisas que aprendi ao começar a acordar mais cedo

acordar cedo

Sempre tive muito problema para acordar cedo em minha vida, me agarrava às cobertas e curtia aqueles infinitos 5 minutinhos a mais. Mas, devido a diversas circunstâncias, comecei a fazê-lo ( extremamente contra minha vontade) há uns 3 anos atrás. Não foi fácil no começo, sempre dizia que levantava às 6h mas só acordava mesmo lá para às 8h, tamanha minha indisposição. Passado este anos, costumo parar e me pegar avaliando o quanto acordar cedo está me permitindo ser mais produtivo e ter uma vida mais tranquila. Acredite, pode te ajudar muito.

 

Hoje em dia, eu fico bastante empolgado em levantar rapidamente da cama e curtir o que o dia tem a me oferecer, fazendo o mesmo até nos finais de semana. Veja, não sou do tipo que é contra dormir bem (pelo contrário), muito menos deixo de ir a algum compromisso tarde da noite devido a isto mas, mantendo o equilíbrio e uma boa consistência, sinto que até meu sono está se beneficiando.

 

É uma mudança poderosa, depois que você começa a acordar cedo algumas coisas incríveis começam a acontecer.  Estas 10 dicas são baseadas nas minhas experiência, espero que possam lhe fazer pensar a respeito e quem sabe testar alguns comportamentos. Experimentar com certeza não lhe fará mal e possivelmente poderá lhe fazer bem.

 

1. Você consegue planejar seu dia com tranquilidade

Planejar o dia é uma das minhas tarefas preferidas, neste momento é possível pensar em tudo que precisa ser feito no dia e traçar estratégias de curto prazo. Fazer isto sem a pressão do trabalho ou de qualquer tarefa é fundamental para ter o foco necessário e já de cara entender quais serão os desafios deste dia. Estar preparado para os desafios vai aumentar sua chance de ser bem sucedido e atravessar dificuldades sem todo aquele stress que a surpresa e o imprevisibilidade causam.

 

2. Você tem tempo para relaxar e avaliar suas prioridades antes que a rotina comece

Além de planejar o dia, você pode parar para rever suas prioridades. Saber todos os dias se está no caminho certo do seus planos e objetivos. Neste momento, gosto de avaliar o dia anterior, os problemas e, com calma, entender melhor o caminho sendo traçado. São alguns bons minutinhos de calma pela manhã, sem ninguém lhe chamando,  que vão lhe permitir pensar mais em sua vida.

 

3. Você pode caprichar no seu cafe da manhã.

O café da manhã é a principal refeição do dia e é preciso tratá-lo como o qual. Capriche em um café nutritivo e que garanta a energia necessária para ter um dia de alta produtividade, um dia que você aproveite como deveria. Com mais tempo, você pode preparar  melhor suas refeições ou ainda sentar com calma em alguma padaria que goste. Não coma correndo ou na mesa, aproveite este momento para pensar nos itens acima.

 

4. você encontra lugares mais vazios e se locomove melhor nas cidades

Fato que o trânsito vai estar muito menos complicado e o transporte público mais vazio . Sei que há exceções, já que moro longe do trabalho, mas no geral você encontrará nas suas primeiras horas do dia um ambiente menos ameaçador e com pessoas menos estressadas cruzando seu caminho. O mau humor matinal contagia, fique longe dele.  Outro ponto positivo e muito importante é que você se locomoverá mais rápido e isto significa ser mais produtivo com suas horas disponíveis. Pense assim, o que você gasta ali planejando seu dia, você gastaria a mais no meio do trânsito ao sair mais tarde.

 

5. você começa a trabalhar sem telefones tocando, e-mails chegando ou reuniões

Chegar no trabalho no meio daquela confusão já te manda um alerta que você já está atrasado com suas coisas. Chegar antes das outras pessoas vai lhe permitir ambientar-se com rapidez e começar a produzir com pouca interrupção. Ou seja, guarde as piores tarefas para esta hora pois seu foco e energia estarão em altos níveis.

 

 

6. você pode se exercitar e ganhar energia no resto do dia

Exercitar-se pela manhã poderá contribuir com 15% mais disposição para seu dia. Mesmo que sejam somente alguns minutos, não deixe de lado esta possibilidade. Você se sentirá melhor e já terá cumprido a missão do exercício físico nas primeiras horas do dia.

 

 

7. você passa a controlar melhor seu horário de dormir e a aprimorar a qualidade do seu sono

Ao acordar cedo as primeiras coisas que você será obrigado a alterar em sua rotina é a hora que vai dormir. Afinal, nada adianta acordar cedo e dormir pouco fazendo com que fique se arrastando por todo o dia. Isto vai estimular a preguiça e procrastinação. Não caia nessa. Com o tempo, você começará a entender qual o melhor horário para dormir e também aprimorar seu sono, veja dicas neste post: 20 dicas para dormir melhor

 

8. você finaliza suas tarefas do dia mais cedo e pode chegar antes em casa

Um reflexo positivo de começar a rotina mais cedo é obviamente a possibilidade de encerrá-la mais cedo também. Se você for bem sucedido nesta tarefa, vai lhe sobrar mais tempo com sua família e amigos ou para fazer alguma atividade que goste.

 

9. você tem um ótimo momento para começar a meditar

Mesmo que sejam só 5 minutos isto lhe tratará maior concentração para o restante do dia. Particularmente, sinto que é uma atividade indispensável e faz diferença. Tem uma dica legal de um app para lhe ajudar neste post

 

10. Você se organiza melhor

No dia anterior, você começará a preparar sua manhã para ser mais eficiente, por exemplo: selecionando as roupas, carregando celular, deixando a bolsa pronta, etc. Este hábito trará benefícios para outros momentos do seu dia, já que você estará mais “treinado” em organizar seus ambientes e objetos. Não subestime este hábito, a limpeza e a organização são fatores fundamentais para ser produtivo.

 

Minha experiência tem sido incrível, daquelas que realmente mudam a forma com que vivemos. Comece você também a experimentar esta mudança, vá devagar e analise cada passo que avança. No começo pode ser um pouco difícil sair do conforto e quentinho da cama e ainda conseguir dormir o necessário, mas  acredite valerá a pena.

 

Até a próxima  e melhores hábitos.


Comentários

comments

Sobre o Autor

Felippe Alves

Minha rotina de inspiração para ser mais saudável, criativo e sair constantemente da zona de conforto.